3 maneiras pelas quais o RH pode apoiar melhor os gerentes

Os gerentes de linha de frente desempenham um papel crítico na condução do desempenho em sua organização, especialmente em ambientes de trabalho híbridos e remotos. E o RH pode desempenhar um papel poderoso ao ajudar a integrar, aprimorar e fornecer suporte contínuo a novos gerentes.

“Você pode ter seu trabalho diário, mas também tem a responsabilidade de trabalhar com a equipe em toda a organização em torno de entregas-chave e críticas”, disse Amy Cappellanti-Wolf, chefe Diretora de RH na Cohesity. Como os gerentes são cruciais para o sucesso dessas entregas, eles merecem mais atenção do RH, de acordo com os membros do painel.

Veja como o RH pode apoiar os gerentes em toda a organização para produzir melhores resultados para a força de trabalho e os negócios.

Gerentes de equipe para liderar com empatia

As necessidades dos funcionários continuam a evoluir. Os gerentes precisam estar atentos e preparados para atender os membros da equipe onde quer que estejam. “Como gerente, espera-se que você esteja muito mais sintonizado com algumas dessas novas necessidades que os funcionários têm”, disse Susan Lovegren, que atua como consultora de várias empresas de tecnologia. “Há muito mais ênfase nessa abordagem holística de garantir que as pessoas tenham as ferramentas e os recursos para fazer seu trabalho, para serem responsáveis”.

Construir uma cultura positiva e empática é fundamental para ajudar os funcionários a ter sucesso no novo mundo do trabalho. “Sabemos que as pessoas vão trabalhar para as empresas com ótimas culturas onde realmente se importam”, disse a co-oradora da cúpula Diane K. Adams, diretora de cultura e talentos da Sprinklr. “Temos que liderar com empatia e temos que gerar responsabilidade e resultados.”

Grande parte da pressão para liderar com empatia recai sobre os gerentes. Ao combinar conversas pessoais com métricas de desempenho da vida real, os gerentes podem influenciar significativamente os membros de sua equipe. “Esses dois, agora, são provavelmente as coisas mais poderosas que estamos fazendo para realmente amplificar a cultura que estamos criando”, disse Adams.

Quando implantada com intenção, a tecnologia pode desempenhar um importante papel de suporte para os gerentes. Ferramentas de gestão de metas e competências, por exemplo, fornecem transparência nas metas da equipe, levando os gerentes a ter conversas mais eficazes com os membros da equipe. Isso nunca substituirá o toque humano, nunca substituirá um bom gerente, mas com certeza pode tornar esse gerente muito mais inteligente e muito mais equipado para responder adequadamente às necessidades de mudança de hoje.

Definir expectativas claras de comunicação

Uma boa comunicação é fundamental para um gerenciamento eficaz, mas nem todo gerente assume o papel sabendo o que isso implica. Fornecer orientações e expectativas claras pode ajudar.

Capacite os gerentes, fornecendo melhores ferramentas e habilidades de comunicação. Adams e sua equipe definiram uma cadência de comunicação clara para ajudar os gerentes a formar essas habilidades e vínculos com suas equipes, com Adams observando que compartilhar e ouvir são essenciais para construir confiança.

Uma cadência que funciona para a equipe de Adams: toda semana, cada gerente deve ter um contato direto com cada um de seus subordinados diretos e organizar uma reunião semanal da equipe. Pelo menos trimestralmente, os gerentes têm sessões individuais com seus relatórios para avaliar a felicidade e a satisfação dos funcionários, levando a uma conversa sobre desempenho e potencial. As equipes e gerentes de RH também organizam fóruns de escuta trimestrais de 12 a 15 pessoas para avaliar o que está funcionando e o que precisa mudar. Os líderes da empresa também organizam reuniões gerais trimestrais para ouvir toda a força de trabalho.

Definir expectativas claras e um cronograma de comunicação pode ajudar os gerentes a criar pontos de contato intencionais com os funcionários em seus fluxos de trabalho regulares.

Atualizar os Programas de treinamento do gerente

Para levar os gerentes ao ponto em que possam liderar com empatia e manter os padrões da empresa, precisamos reconsiderar como oferecemos programas de treinamento de gerentes e qual deve ser esse conteúdo.

Fornecer oportunidades especiais de treinamento e desenvolvimento e definir diretrizes para o uso da tecnologia pode desenvolver melhores habilidades de liderança em sua equipe de gerenciamento. Concentrar-se em conversas lideradas por líderes e discussões de coorte pode oferecer suporte de colegas.

Há líderes de RH que desenvolveram um curso de certificação de liderança para gerentes da empresa. A obtenção da certificação demonstra que os líderes entendem os padrões criados pela cultura e valores da empresa.

A abordagem de RH de ontem é seguir em frente sem olhar para os lados ou fornecer suporte onde é necessário. A abordagem atual exige que o suporte de RH seja mais integrado em toda a empresa. “Há menos desses centros monolíticos de excelência e mais sobre organizações e hubs que realmente apoiam o cliente de uma maneira muito diferente”, disse Cappellanti-Wolf. Os clientes de RH incluem os negócios e a força de trabalho, e um melhor suporte começa com o aprendizado da melhor forma de dar suporte aos gerentes.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.