Por que engajar os colaboradores é a resposta para o Planejamento Estratégico?

Você pode achar que liderar é uma atividade divertida, leve ou fácil, mas se você não está engajando colaboradores diariamente, todo o trabalho em desenvolver um planejamento estratégico será em vão.

Quando informamos claramente os objetivos da empresa para as pessoas, elas desenvolvem um senso de direção e foco.

Quando inspiramos pessoas, explicando o porque queremos alcançar tais objetivos, e isso impacta diretamente no desenvolvimento, na motivação e na determinação deles e torna possível ver o resultado acontecer.

Quando engajamos eles na busca pelos objetivos, isso os torna mais dispostos para tomar decisões apropriadas e agir dentro do melhor interesse da organização.

PARA ENGAJAR COLABORADORES:

Defina claramente como saberemos se alcançamos os objetivos

Provavelmente nada é mais importante do que criar uma imagem de como é ganhar para a sua organização, para seu time e para você mesmo.

Este é um ponto de partida fundamental para o sucesso. Sem um destino claro, quem sabe pra onde você está indo e como é chegar lá? 

Mensuração que importa e o que pode ser relacionado às pessoas

 Muitos planos estratégicos se concentram exclusivamente em métricas financeiras. No entanto, muitos colaboradores não conectam o dia a dia baseados nessa métrica como margens operacionais, lucro líquido e EBTIDA. Eles não entendem que tomar uma decisão sobre como lidar com um cliente, leva a alcançar uma margem de lucro desejada.

Existe uma diferença grande entre o momento em que seu desempenho ocorreu e os números finais, fazendo com que eles não consigam relacionar o que foi realizado com o resultado geral.

Que tipo de métricas podem ajudar as pessoas a se sentirem engajadas?

Coisas como aumentar a satisfação do cliente e/ou sua retenção, acelerando as respostas ou prazos de entrega, reduzindo sucata, desenvolvendo um novo produto ou serviço.  As métricas precisam estar vinculadas diretamente com as tarefas e atividades que as pessoas desempenham no dia a dia.

Quando os colaboradores podem ver que ganhar está relacionado aos caminhos escolhidos, eles tomam melhores decisões em apoio ao planejamento.

Defina o sucesso dos seus colaboradores

Isto soa óbvio, mas é incrível como muitas organizações negligenciam este ponto-chave. Especialmente durante tempos difíceis, quando recursos ficam escassos e impacta no tempo de todos.

Para definir o sucesso do seu pessoal, tenha certeza que eles tenham:

  • Clareza sobre o que vocês esperam que ele produzam/realizem;
  • O equipamento apropriado e recursos (ferramentas, dinheiro, pessoas, etc.)
  • A informação necessária para dominar a sua posição;
  • As habilidades, conhecimentos e aptidões para fazer o trabalho;
  • Um bom ajuste entre sua personalidade/estilo e como você espera que eles façam o trabalho;
  • A motivação interna, desejo e direção para completar a tarefa;
  • Treinamento/coaching para alavancar pontos fortes ou minimizar deficiências e aprimorar o desenvolvimento profissional;

Dê muitos feedbacks e reconhecimento

Como líder, todos nós deveríamos fazer isso regularmente.

Infelizmente, esta atividade “importante, mas não urgente” muitas vezes se perde nas pressões do dia-a-dia de obter resultados. No entanto, poucas coisas aumentam o engajamento dos funcionários quanto receber feedback sobre seu desempenho e reconhecer seus esforços.

Essas reuniões devem abordar o progresso do colaborador em direção às metas, ao desempenho que eles estão vivenciando, informações adicionais, apoio ou recurso que eles precisem para realizar o trabalho, e qualquer questão que eles tragam para você. E não esqueça de agradecer pelos trabalhos bem feitos.

Construa uma atmosfera de confiança

Para construir a confiança, comece por definir os valores organizacionais que determinam como você irá se comportar com os outros. Então viva estes valores diariamente. Seu comportamento como líder ou gerente diz muito mais sobre você, do que é falado. Comunique-se constantemente aos colaboradores, não apenas sobre as decisões que estão sendo tomadas, mas também o porque delas.

Encoraje as pessoas a expressarem suas ideias e opiniões, e ouça quando elas fizerem. Entenda as pessoas responsáveis por aderir aos valores organizacionais e por desempenharem em alto nível. Nada corrompe tanto a confiança e o senso de engajamento como tolerar pouco desempenho ou comportamentos que violam as normas organizacionais. Não abra exceções.

As empresas que obtêm o máximo de suas pessoas levam o engajamento dos funcionários à sério. Elas planejam, monitoram e gerenciam, por isso as pessoas se sentem conectadas e alinhadas com a visão vencedora da companhia. Quando você tem todos na organização correndo na mesma direção com paixão e propósito, você ficará espantando com o que pode conquistar!

Para fixar:

– Se você não está engajando colaboradores, todo o planejamento estratégico será em vão.
– Informar claramente os objetivos da empresa, desenvolve um senso de direção e foco.
– Explicar o porque queremos alcançar tais objetivos, impacta diretamente no desenvolvimento.
– Defina claramente como saberemos se alcançamos os objetivos.
– As métricas precisam estar vinculadas diretamente com as tarefas e atividades diárias.
– Dê muitos feedbacks e reconhecimento.
– Construa uma atmosfera de confiança.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.