A importância da Avaliação de Desempenho

A importância da Avaliação de Desempenho nas Organizações

Avaliar o desempenho com foco nas competências das pessoas e da empresa, não é uma tarefa fácil, mas, mais do que nunca, tem se mostrado uma das questões de maior importância nas organizações.

Segundo Chiavenato, a Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento”. Ou seja, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização.

Para que avaliação se inicie é necessário que a empresa tenha a missão, a visão e os valores organizacionais definidos e que as pessoas as conheçam e as compreendam.

Depois, a organização deve realizar uma campanha de comunicação disseminando quais os objetivos, esclarecendo os propósitos e os ganhos para a empresa e principalmente os ganhos de cada um.

Para o colaborador é uma excelente maneira de saber qual é a análise que o seu superior faz do seu desempenho, que pode vir a gerar oportunidades de melhoria na sua contribuição frente a empresa.

Já para a organização é um importante momento para ajustar possíveis falhas e promove a chance de ter em mãos dados de talentos que podem aumentar as oportunidades da empresa no mercado.

Vejam alguns objetivos para realizar uma avaliação de desempenho:
– Ajustar o perfil do funcionário ao local de trabalho que ele mais se identifica.
– Aperfeiçoamento contínuo do funcionário.
– Indica se o funcionário tem as qualificações exigidas pelo cargo.
– Indica o funcionário com potencial para promoções.
– Propicia geração de aumentos salariais.
– Diagnostica necessidades de treinamentos/qualificações.
– Evidencia problemas de relacionamentos.
– Demonstra evolução dos funcionários.
– Gera motivação e satisfação no trabalho.

Através dessa ferramenta, a conversa entre o avaliado e o avaliador pode ser tornar bem produtiva, incentivando uma maior aproximação no dia a dia da empresa.

A pessoa que deve realizar o processo de avaliação de desempenho é o superior imediato de cada colaborador, pois é ele quem conhece a realidade da função. É ele quem conhece o conjunto de atividades realizadas pelo funcionário e quem pode avaliar com maior excelência o cargo em questão, pois conhece as carências, as fragilidades, as potencialidades no desempenho dos funcionários mediante ao cargo que desenvolve.

Fazer com que o funcionário se auto-avalie é importante para o processo, pois certifica os quesitos avaliados pelo avaliador e, havendo um consenso , sempre gera melhores resultados a esta avaliação.

Para que se tenham melhores resultados as avaliações devem ser periódicas (pelo menos uma por semestre) e com padrões definidos para todos os cargos existentes na empresa. Deve ser monitorada continuamente a evolução dos avaliados, visando ter dados mais reais para realimentá-la. O avaliador deve se preparar para o momento de avaliação, não é um processo fácil e nem rápido, além de exigir dele muita habilidade, principalmente, no ato do feedback. Ressalta-se, aqui, a importância de realizar as avaliações de forma imparcial e impessoal.

Aos avaliadores, sugere-se que tenham algumas habilidades para conduzir esse processo, como:
– Agir com imparcialidade.
– Usar da empatia.
– Possuir boa comunicação.
– Comprometimento.
– Foco em resultados.

Utilizando essas habilidades, o avaliador tem maiores chances de obter o êxito no fechamento da ferramenta de avaliação de desempenho que é, justamente, o momento de apresentar os resultados a cada funcionário. É importante capacitar os líderes para trabalharem com essa ferramenta, pois se os mesmos não forem conscientes da importância dela para a empresa e para os funcionários, podem prejudicar o bom andamento da avaliação de desempenho, podendo por em risco a credibilidade da mesma.

Finalizo ressaltando, que a avaliação de desempenho tem por premissa melhorar a performance dos funcionários e também o desempenho organizacional, pois é através das pessoas que se consegue atingir os resultados almejados.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.