Como a cultura da empresa pode gerar resultados nos negócios

Toda empresa tem uma cultura única, mas nem toda empresa usa sua cultura para impulsionar o desempenho. Sua cultura pode ser uma fonte subutilizada de potencial estratégico.

A cultura que você projeta é uma das maneiras mais poderosas de comunicar as prioridades de negócios aos seus funcionários. A forte cultura da empresa cria responsabilidade para atingir os principais resultados de negócios, desde o alinhamento dos valores organizacionais até a condução do progresso em direção às metas de negócios.

Conecte os funcionários ao que é mais importante

Os funcionários nem sempre estão próximos das decisões estratégicas que a liderança toma. Os funcionários da linha de frente da organização podem se sentir muito desconectados dos objetivos e da estratégia da empresa.

Uma cultura forte resolve esse problema, preenchendo as lacunas entre os funcionários e a empresa, reunindo as pessoas em solidariedade em torno da missão comum da organização. É a que une as pessoas, que as ajuda a se conectar ao que é mais importante na organização. A cultura é um componente crucial que permite que uma organização cresça e execute com sucesso sua estratégia de negócios.

Mas, para ter esse efeito intenso, ela deve ser uma parte viva da empresa. Cada funcionário deve ser capaz de se conectar pessoalmente. A cultura da sua empresa precisa ser integrada a todas as suas políticas, processos e sistemas para conseguir isso.

Começar com clareza em torno de seus valores:

Quais são eles?

Como os valores suportam e conectam toda a força de trabalho?

Suponha que um de seus valores seja a responsabilidade, por exemplo. Nesse caso, você pode enfatizá-lo demonstrando como o trabalho de cada funcionário se conecta à sua equipe, departamento e, em última análise, a toda a empresa.

Você deve integrar seus valores – que devem ser simples e funcionais – em tudo que os funcionários fazem diariamente para levar isso para casa. A tecnologia que suporta seus processos deve levar seus valores para a empresa. [Certifique-se] de que as pessoas se sintam capacitadas para dar vida às coisas mais importantes em sua organização.

Capacite o desempenho com feedback direcionado

Os líderes fornecem uma conexão vital entre a empresa e os funcionários, especialmente em um modelo de trabalho híbrido ou remoto, quando os funcionários podem não ver a liderança executiva no trabalho, mesmo que casualmente. Fale regularmente e abertamente com seus funcionários sobre sua cultura. Os líderes são fundamentais para garantir que sua cultura prospere.

Incentive os líderes a fazerem check-ins regulares com os funcionários. Treine-os para ter conversas consistentes e casuais que falem sobre o que é mais importante na organização: seus OKRs ou objetivos.

Essas conversas regulares capacitam os funcionários a compartilhar (e se sentirem seguros em compartilhar) suas lutas. Eles se sentirão mais à vontade para pedir ajuda quando precisarem, permitindo que superem os desafios com mais eficiência e confiança. Essas conversas podem resolver problemas diários para impulsionar o progresso organizacional real.

A cultura conecta os funcionários entre si e com o negócio. Os gerentes individuais reforçam essa conexão com os funcionários individualmente, ajudando-os a se sentirem parte de algo maior do que eles mesmos. Quando todos nos levantamos todos os dias, fazemos a escolha de vir e fazer alguma coisa. A maioria das pessoas quer que [essa escolha] seja algo com o qual elas se sintam realmente conectadas.

Adote uma abordagem de equipe para o sucesso

Conversas consistentes entre líderes e funcionários são essenciais para conectar a força de trabalho com a cultura da empresa. Mas uma faceta essencial dessas conversas regulares é a vontade de dar e receber feedback, especialmente em alto nível. O feedback trocado entre os funcionários e a liderança impulsiona o potencial da força de trabalho.

As equipes mais bem-sucedidas adotam uma abordagem de equipe para o sucesso ou o fracasso, que inclui ouvir a opinião de todos os membros da equipe, não importa onde estejam localizados na carreira. Como líderes, você precisa estar realmente disposto a ouvir o feedback. Agir com base no feedback e ouvir sua equipe capacita sua organização a prosperar.

Convide os funcionários para participar de iniciativas importantes da empresa, como definir metas ou atribuir aos funcionários a responsabilidade pelo sucesso do negócio. E quando se trata de resolver problemas culturais e de negócios, permita que os funcionários façam parte da solução. O feedback deles pode levar a inovações que você talvez nunca tenha considerado antes.

Ouvir ativamente o feedback dos funcionários pode aumentar significativamente o engajamento e a retenção. Quando os funcionários se sentem ouvidos, ficam mais conectados ao negócio e mais motivados para atingir seus objetivos.

Mas as conversas entre a liderança e a força de trabalho devem ser nos dois sentidos. Faça questão de responder aos funcionários com transparência, seja sobre as decisões que você vai tomar ou o progresso que você já fez em relação aos seus objetivos. Manter os funcionários informados reforça seu respeito por suas contribuições e fortalece sua conexão com o negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.