Feedforward ou feedback: quais as diferenças?

O feedback é considerado uma ferramenta essencial para os gestores. Os colaboradores necessitam saber se o seu desempenho atende às expectativas do gestor e formas de melhorá-lo. Nesse contexto também entra o feedforward, uma ferramenta que fornece ao profissional sugestões e orientações de como atingir essa melhoria de comportamento.

Confira a seguir o que é feedback, qual o conceito de feedforward e como utilizar essas ferramentas de gestão de pessoas de uma maneira eficaz. Saiba mais!

O que é o feedback?

O feedback funciona como um ponto de referência para o colaborador entender sua posição atual, como está o seu desempenho, assim como sua produtividade e qualidade com base nas atividades que estão sendo desenvolvidas em busca de um melhor resultado.

A base do feedback é o autoconhecimento, que tem por objetivo fazer com que o colaborador tenha conhecimento da sua situação atual e a partir disso buscar formas de melhorar.

O que é feedfoward?

O feedforward tem um olhar direcionado para o futuro. Ao contrário de focar no passado e nos comportamentos e fatos acontecidos, o feedforward se concentra em como melhorar e alcançar resultados. O feedforward é essencial para qualquer troca, pois pensa no futuro e no desenvolvimento de habilidades do receptor.

O feedforward representa um grande avanço na gestão de pessoas, que inicialmente dependia mais exclusivamente do feedback. Essa ferramenta vem como forma de complementar o feedback para discutir melhorias.

Qual é a importância do feedforward nos dias atuais?

O feedback é muito conhecido e disseminado no mundo dos negócios para o desenvolvimento de pessoas e melhoria de desempenho e produtividade. Com o feedforward, as  pessoas diminuem a posição defensiva e dificilmente levam os direcionamentos para o lado pessoal, pois não se trata de críticas ou de referências ao outro. Na realidade, são orientações claras e objetivas, que se diferenciam de alguns feedbacks que, se mal realizados, correm o risco de serem interpretados como uma investida pessoal.

O feedforward reforça as alternativas de mudança, pois são os próprios colaboradores que identificam os pontos que necessitam aprimorar para obter mais rendimento.

Os receptores do feedforward costumam recebê-lo de forma mais tranquila, positiva e não reativa ou como algo pessoal, por ser algo que eles enxergam como uma real necessidade. Por isso se concentram em escutar o que o outro está dizendo e não em pensar em formas de se defender.

Como aplicar o feedforward?

No feedforward, os próprios colaboradores escolhem um comportamento para o qual manifestam o desejo de mudar e descrevem-no para os outros. Em seguida, solicitam sugestões que poderiam auxiliar a alcançar essa mudança no comportamento para obter melhor performance.

Quais são as principais diferenças entre feedback e feedforward?

O feedback tem o objetivo de avaliar um comportamento ocorrido no passado e o feedforward busca melhorar um comportamento no futuro, com um tom de sugestão de aprimoramento de competência.

Ambos são essenciais para uma boa gestão pois o feedforward somente consegue os melhores resultados se souber identificar as necessidades do colaborador com um bom feedback.

O que achou do conteúdo sobre feedforward? Quer melhorar o rendimento dos colaboradores? Confira mais em nosso artigo sobre qual a importância do feedback para o engajamento da equipe!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.