Gestão contínua: o que tem a ver com o desenvolvimento de times?

O desenvolvimento de equipes é um fator importante para o crescimento da empresa, afinal, possibilita maior produtividade e qualidade nos processos internos. Por que não apostar então em uma gestão contínua de pessoas, que estenda esses resultados positivos e traga retornos cada vez melhores para a organização?

Uma abordagem constante permite que as equipes consigam dar o seu melhor sempre, formando assim o espaço ideal para o desenvolvimento permanente.

Quer conhecer melhor o conceito e como ele pode impactar os negócios? Continue a leitura!

O que é a gestão contínua de pessoas?

O processo de avaliação de desempenho é realizado pontualmente, uma vez ao ano ou por semestre, em empresas mais dinâmicas.

A gestão contínua propõe o gerenciamento constante desse desempenho, com reuniões curtas, porém constantes, entre funcionário e liderança, para discutir os pontos de progresso, as prioridades e o que deve ser melhorado.

Também conhecidas como check-ins, essas reuniões podem ocorrer a cada 1 ou 3 meses, dependendo da necessidade de acompanhamento para cada caso.

Como a gestão contínua ajuda no progresso profissional?

É possível observar os benefícios desse modelo de gestão, tanto para a empresa como para os funcionários.

Para a empresa

As empresas que adotam esse regime tendem a alcançar as metas com muito mais facilidade, pois conseguem alinhar os desempenhos de acordo com os objetivos determinados. 

Assim, é possível manter a equipe focada e ajustar pequenos desvios de rota, antes que se transformem em problemas maiores.

Esse tipo de abordagem também aumenta a produtividade e mantém os colaboradores mais engajados.

Para os funcionários

Os colaboradores sabem que a organização se preocupa com seu desenvolvimento individual e têm um empenho muito maior não só na realização das tarefas, como procuram criar condições para esse crescimento.

Eles buscam então um aperfeiçoamento por conta própria, o que reflete na qualidade do seu trabalho e consequentemente, na reputação da empresa.

A gestão contínua promove também um aumento na retenção dos funcionários de alto valor. Vale lembrar que o próprio crescimento é importante para esses profissionais. Quando eles se deparam com um ambiente que favorece essa expansão, tendem a colaborar com essa empresa por mais tempo.

Como aplicar a gestão contínua?

A aplicação prática da gestão contínua depende de um alinhamento entre liderança e equipes. Ambos precisam entender qual o objetivo dessa estratégia e os resultados que ela pode trazer. Assim, é possível que ambos se dediquem e tratem a abordagem com a seriedade devida.

Esse alinhamento é essencial para que a liderança faça os feedbacks com o intuito correto (sempre de ajudar o funcionário) e que as equipes recebam esses retornos de maneira aberta, dispostos a aplicar os pontos levantados nos check-ins e comprometidos em oferecer um desempenho cada vez melhor.

Conhecendo melhor o que é a gestão contínua e o seu impacto no desenvolvimento das equipes, é possível traçar algumas estratégias e aplicar esse conceito dentro da empresa. Lembre-se que monitorar os resultados é indispensável para avaliar os retornos dessa abordagem!

Quer saber mais sobre esse tipo de assunto? Aproveite para conferir este post sobre como fazer uma avaliação de desempenho.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.