O que fazer com o resultado da avaliação de desempenho?


Saber o que fazer com o resultado da avaliação de desempenho é muito importante, afinal, essa ferramenta mede o aproveitamento do potencial de cada colaborador da empresa. Fundamental para garantir o sucesso da corporação no mercado, a avaliação possibilita ao funcionário perceber os pontos negativos e positivos de sua postura no trabalho.

Todavia, é muito comum que gestores tenham conhecimento de como coletar dados sem que saibam o que fazer com eles. Por esse motivo, preparamos um artigo para que você descubra o que fazer com o resultado da avaliação de desempenho. Acompanhe!

Trabalhe os dados com um feedback direto

Para obter o resultado da avaliação não basta fazer a coleta de dados e analisar o desempenho do funcionário. É necessário dar um feedback para que ele possa entender como foi o estudo — além de perceber quais foram seus erros e articular estratégias para melhorar cada dia mais.

É essencial oferecer esse retorno direto da avaliação de desempenho, pois sem ele a análise da performance fica sem funcionalidade e não traz nenhuma oportunidade de crescimento. Oferecendo feedback ao trabalhador, você proporciona a ele a chance de melhorar no trabalho, o que gera benefícios tanto para a carreira dele quanto para a organização.

Trace um plano de metas

Para apoiar o funcionário nesse processo de aperfeiçoamento, após ter em mãos o resultado da avaliação de desempenho, é necessário ajudá-lo a criar um plano de metas. Assim, ele será capaz de reduzir os erros apontados e preservar os pontos positivos em sua conduta no trabalho.

Receba devolutivas sobre o ambiente de trabalho

É muito importante, ao conversar com o funcionário sobre a análise, que você dê espaço para ele falar. Às vezes a baixa produtividade pode ter como causa computadores lentos ou defeituosos. Sendo assim, escute as críticas, registre-as e preste muita atenção nas reclamações mais frequentes.

Busque formas de resolver essas questões, afinal, diversos processos na empresa podem prejudicar a equipe e afetar o resultado da avaliação de desempenho.

Faça um acompanhamento contínuo

A avaliação de desempenho deve ser periódica e contínua, e os seus resultados precisam ser analisados ao longo do tempo. Isso permitirá identificar se os problemas encontrados estão sendo resolvidos.

Após o feedback é importante analisar se o profissional está melhorando as questões apontadas e se as metas traçadas estão realmente conduzindo as atitudes dele no trabalho. Dê muita atenção a essas questões para que a avaliação possa, de fato, proporcionar mudanças positivas na organização.

Informatize os procedimentos

tecnologia traz muito mais facilidade e efetividade na execução de tarefas, tanto em equipes numerosas quanto em times pequenos. Ela permite administrar os resultados de maneira mais ágil e prática, acessando os dados da avaliação em tempo real durante o feedback.

Com as informações registradas no computador você consegue acompanhar os avanços do funcionário e não precisa consultar pastas ou arquivos impressos. A aplicação da tenologia também favorece muito a realização de um estudo sobre o perfil de cada equipe.

Em síntese, o resultado da avaliação de desempenho é fundamental para que o colaborador fique ciente de como está sua performance na empresa. Assim o gestor é capaz de formular estratégias e tomar as medidas necessárias para que a equipe melhore seu desempenho a cada dia e para que os pontos positivos sejam retidos.

Agora que você entende melhor sobre avaliação de desempenho, já pode entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços. Basta acessar nossa página!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.