Processo seletivo: conheça 5 tendências que estão em alta

O processo seletivo é uma das etapas mais importantes na gestão de pessoas, pois é por meio dele que grandes talentos podem fazer parte do quadro de funcionários. Porém é essencial que o processo seja modernizado, objetivando resultados melhores.

É preciso aproveitar tecnologias de sistemas para automação da triagem dos perfis profissionais, entrevista em vídeo e centralização do contato com os candidatos.

Assim, será possível conseguir resultados satisfatórios no processo seletivo. Para tal, existem tendências que podem ajudar a tornar essa atividade mais simplificada e eficaz, contribuindo para o aumento da produtividade da sua empresa.

Pensando nisto, neste post, falaremos sobre 5 tendências que estão em alta nos processos seletivos. Acompanhe!
1. Recrutamento e seleção à distância

A internet aproxima a organização dos profissionais por meio de sites, redes sociais e blogs, além de possibilitar que a empresa realize um processo seletivo à distância, inteiramente online. Esse tipo de processo é capaz de otimizar os recursos.

Após o término do processo seletivo, o profissional pode ir até a sede ou trabalhar de forma remota, de acordo com as atividades e os requisitos do cargo. Essa é a evolução do home office, possibilitando vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa, que reduz custos.

2. Employer branding

Um aspecto que vem evoluindo no marketing é o employer branding, isto é, a reputação de uma companhia como empregadora. É fundamental elaborar práticas de recrutamento e seleção que tenham a ver com os valores da companhia, os princípios da sua cultura organizacional e particularidades que estimulam os funcionários a permanecerem nela. Dessa forma, é possível atrair bons profissionais e evitar o turnover.

3. Big data

Atualmente, a tecnologia de Big Data é uma tendência que tem feito toda a diferença no processo de seleção e contratação de profissionais. Porém ainda é grande o desconhecimento sobre como aplicá-lo na rotina da empresa. A utilização de tecnologia para avaliar a grande quantidade de informações que recebemos todos os dias e aperfeiçoar a gestão de dados é imprescindível nesse sentido.

Ao se utilizar as ferramentas corretas, é possível otimizar seus índices de atração, retenção e qualificação e, com isso, minimizar os custos com processos seletivos, com retenção de colaboradores e treinamentos corporativos.

4. Monitoramento online

Devido ao crescimento da utilização das redes sociais e dos portais de trabalho, também é usual a fiscalização de métricas e indicadores de desempenho online, analisando a reputação e eficácia da organização na rede. Dessa forma, fica mais fácil ter uma visão mais metódica.

Uma métrica que pode ser destacada é o número de curtidas, comentários ou compartilhamentos de uma postagem. É muito importante considerar também o número de acessos à sua página de carreiras ou à rede social da empresa, analisando o envolvimento do público com as ofertas de trabalho.

5. Inteligência Artificial

Atuando com a análise de candidatos, a Inteligência Artificial (IA) ganha cada vez mais espaço nos ambientes mais estratégicos de RH, e surgiu com a finalidade de facilitar a vida dos profissionais da área e dos candidatos. Para sair na frente no mercado, será essencial compreender essa metodologia e introduzi-la no dia a dia da organização.

Como podemos ver, é muito importante ficar atento às tendências envolvendo o RH para melhor aplicá-las na sua empresa, a fim de tornar o processo seletivo mais inovador e eficaz, beneficiando todos os envolvidos. Assim, pode-se extrair resultados melhores em cada fase, atrair grandes talentos e, consequentemente, formar equipes competentes e produtivas.

O que você achou das novas tendências em processos seletivos? Gostou? Então compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os seus amigos a ficarem por dentro do assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.