Você sabe como difundir a transformação digital do RH na sua empresa?

Os movimentos de mudança são cada vez mais rápidos e, em alguns momentos, torna-se um desafio acompanhar os avanços tecnológicos.

A transformação digital do RH, ou seja, todo o processo de implementação de novas tecnologias visando o melhor desempenho do setor, é fundamental para que a empresa acelere seus processos de acordo com as exigências do mercado.

Neste artigo, você vai entender a importância da tecnologia para o setor de Recursos Humanos e como difundir a digitalização para todos os seus subsistemas, a fim de construir um RH dinâmico e inovador. Vamos lá?

Formas de difundir a transformação digital do RH

Abaixo, mostraremos alguns possíveis caminhos para disseminar a cultura digital na sua empresa. Acompanhe!

Atualização constante das tecnologias aplicáveis

Um ponto importante para a difusão da digitalização do RH é que os gestores assumam um compromisso efetivo de investimento em tecnologias inovadoras. O surgimento de novas ferramentas deve ser acompanhado de perto pela liderança, que precisa saber escolher quais delas farão uma diferença positiva na empresa, de acordo com as demandas do momento e projeções futuras.

A transformação digital do RH vai muito além dos processos de recrutamento e seleção. Deve, também, incorporar tecnologias que incentivem e facilitem a vida do colaborador, no sentido de simplificar acesso a holerites, solicitação de férias, feedbacks, avaliações, entre outros pontos.

Construção de uma equipe de RH digital

O RH deve ser o setor que gera e impulsiona a inovação nas demais áreas da empresa. Por meio de treinamentos constantes, a equipe estará sempre alinhada com os avanços tecnológicos e preparada para capacitar os demais colaboradores a fazerem parte da transformação digital de toda a organização.

Metodologias, como o design thinking, ajudam a criar estratégias assertivas e inovadoras para uma gestão de pessoas digital e eficaz. Isso inclui processos de recrutamento e seleção, gestão comportamental, clima organizacional, avaliação por competências, feedbacks etc..

Adaptações na cultura da empresa

Com as transformações digitais acontecendo, é certo que o comportamento e as rotinas dos colaboradores serão afetados. A distribuição de tarefas em nuvem, por exemplo, reduz a necessidade de comparecimento do colaborador à empresa. Desse modo, as jornadas de trabalho ficam mais flexíveis e a empresa precisa adotar uma forma de controle bem mais moderna que um relógio de ponto.

Impactos da transformação digital do RH

Surge agora um RH mais dinâmico e estratégico. As rotinas burocráticas como folhas de pagamento, cálculos de férias e décimos terceiros, contratações, demissões e aposentadorias, ficam muito mais práticas e eficientes. Os processos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal se tornam muito mais assertivos com a utilização do People Analytics. Essa solução cria equipes de alto desempenho e reduz gaps de produtividade em todos os setores.

Sendo assim, uma empresa com um RH completamente otimizado está com todos os seus setores bem estruturados e interligados. O cenário favorece tomadas de decisões muito mais rápidas e acertadas por parte da liderança.

O investimento na promoção da transformação digital do RH é essencial para uma empresa que pretende crescer e se destacar no mercado. Só com um setor de Recursos Humanos bem estruturado, de acordo com os padrões atuais que exigem processos cada vez mais ágeis, é possível fazer uma gestão de pessoas eficiente.

As ferramentas digitais de gestão de pessoas diminuem as tarefas burocráticas e repetitivas, bem como facilitam a criação de estratégias para conseguir o melhor engajamento dos colaboradores. Quer conhecer um software que vai transformar o cenário do RH da sua empresa? Entre em contato com a Smartleader!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.