Como aumentar o engajamento dos colaboradores alinhando objetivos e metas

Por que metas são importantes? Quem está trabalhando com elas? Executivos seniors querem saber. Gerentes querem saber. Os colaboradores querem saber. Contudo, os processos para descobrir as respostas à estas perguntas estão desconectados, ou pior, inexistentes em muitas organizações.

A psicologia e a tecnologia por trás da configuração das metas estão evoluindo para ferramentas online, pois a comunicação tradicional “top-down”, Excel, PowerPoint, estão falhando no ambiente de trabalho moderno.

Pesquisadores que estudam como líderes podem se tornar mais produtivos, relataram recentemente que, “A resposta é simples: Elimine ou delegue tarefas sem importância e substitua por outras de valor agregado.”

Uma análise feita durante os últimos três anos indica que os líderes gastam uma média de 41% em atividades operacionais, que oferecem pouca satisfação pessoal e poderiam ser tratadas com competência por outros.

O estabelecimento de metas pode focar na organização e trazer disciplina para o planejamento de toda a empresa. Pode ajudar líderes e colaboradores a se comunicarem de forma precisa e consistente, sobre o que é importante. Ele também pode estabelecer indicadores de como o sucesso da empresa é medido.

Quando apenas 13% dos funcionários no mundo todo admitem estar engajados no trabalho, outros estão gastando quase metade do seu tempo focados em tarefas sem importância. Agora é o momento certo para avançar nos processos de definição dos objetivos.

Para se manter competitiva, a empresa precisa dos benefícios que o alinhamento de metas de sistemas como o Smatleader fornecem. Com o alinhamento, vem a melhora na excelência nas operações empresariais e o crescimento do engajamento dos empregados. A empresa que reconhece que ajudar as pessoas a serem bem sucedidas, também será bem sucedida. Estas empresas estão indo além do manual, do consumo de tempo, das planilhas, apresentações e documentos online. Elas estão começando a adotar novas plataformas que suportam uma melhor maneira de trabalhar.

Na ponte entre as necessidades do RH e dos negócios, essas soluções baseadas no sistema de gestão de metas, oferece rapidamente e facilmente, subsídios para empresas de todos os tamanhos e segmentos, começarem um planejamento mais estruturado imediatamente. Intuitiva e de fácil acesso, tanto para o líder quanto para o colaborador, uma solução mais moderna é projetada por colaboradores excelentes, que levam ao sucesso geral da empresa.

O desenvolvimento de qualquer organização, é um processo interativo que pode iniciar com um time e se expandir para toda a empresa. A um ritmo equilibrado e adequado a cada estágio de negócio e de gestão.

Para estar alinhado, as metas devem estar conectadas em três caminhos primários:

Vertical –  Uma meta individual conectada com (que não conflita com) uma meta do líder.

Empresa/Missão – O colaborador pode claramente ver como suas metas estão conectadas com as da empresa e sua missão, definindo metas mais significativas.

Horizontal – O colaborador tem suas metas conectadas (que não conflita) entre as equipes.

Saber a quem as metas pertence também é importante para a realização. Nem todas as metas devem vir do corporativo, segundo Rick Klau, que sugere que mais da metade das metas deveriam ser originadas pelos próprios colaboradores. O expert da ciência comportamental, Gary Latham, descobriu que as partes interessadas que participam na definição das metas fazem melhor. Sobre estudante de Kurt Lewin, Alex Bavelas escreveu, “Ao garantir a participação dos colaboradores na tomada de decisões, anteriormente metas inatingíveis foram alcançadas por esses trabalhadores.”

Com essas reflexões, quem trabalha com gestão de pessoas e de performance, precisa envolver os colaboradores no planejamento de suas próprias metas, pois isso dará um maior sentido interno, podendo criar impacto maior para o negócio.

Equipe Smartleader

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.