Saiba o que é e por que fazer uma avaliação 360 graus

Está em busca de meios para avaliar o desempenho da sua equipe? Então, você precisa conhecer a avaliação 360 graus, uma ferramenta fundamental para times de alta performance!

Um dos processos essenciais para a gestão estratégica da empresa é, sem dúvida, a avaliação de desempenho. Ela permite analisar a atuação dos profissionais em relação aos resultados que entregam, conforme suas atividades e alcance de metas.

Interessado no assunto? Continue lendo o artigo e descubra como essa ferramenta é importante para a sua empresa! Boa leitura!

O que é a avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é um dos métodos utilizados para qualificar o desempenho da equipe. Como o próprio nome sugere, permite alcançar todas as pessoas envolvidas no processo, e não somente um nível hierárquico. O intuito é ouvir a opinião de todos.

O mais incrível dessa avaliação é que ela vai além do feedback ao entregar feedforward. Se esses dois termos ainda parecem confusos, vamos explicar:

  • o feedback refere-se a comportamentos que já aconteceram. Com isso, o funcionário tem apontamentos importantes, mas que ainda não contribuem efetivamente para uma mudança de atitude;
  • o feedforward sugere novos comportamentos futuros. Assim, o colaborador é orientado a realizar ações diferentes para conquistar os resultados que, antes, não foram possíveis.

Tanto um quanto o outro são utilizados em uma avaliação 360 graus. É o que veremos a seguir.

Como funciona a metodologia?

Na prática, o colaborador responde a um questionário com diversas perguntas relacionadas às suas competências técnicas e comportamentais. Mas, ao contrário do que acontece em outros modelos, a avaliação do trabalhador também é levada em consideração. Por isso que ela se chama avaliação 360 graus, porque colhe o feedback de todas as pessoas envolvidas no desempenho daquela atividade.

Antes de aplicar a avaliação, a gestão estratégica da empresa precisa definir quais são as principais características do questionário. Isso servirá como guia durante o processo. Juntos, a liderança define o perfil ideal para a empresa, que engloba algumas questões, como:

  • habilidades técnicas;
  • conhecimentos específicos da área;
  • capacidades cognitivas;
  • atitudes comportamentais, entre outros.

Então, com base nesses levantamentos, surge um questionário com perguntas imparciais para avaliar o desempenho de toda a equipe. Assim, um mesmo colaborador é avaliado pelos:

  • pares de trabalho;
  • superiores imediatos;
  • subordinados;
  • clientes internos e externos.

Por que ela é tão essencial?

Por ser um processo periódico, a avaliação 360 graus permite uma análise geral das qualificações da equipe, que servirá como levantamento de indicadores para tomadas de decisão. Confira agora os principais motivos para a sua empresa aderir a esse processo.

Permite que toda a equipe faça uma autoanálise

Imagine um copo em cima da mesa, sendo visto por diferentes ângulos. A avaliação 360 graus faz isso ao permitir que o colaborador olhe além das suas próprias percepções. Isso é fundamental para criar um senso crítico, capaz de identificar as características que precisam ser melhoradas.

Esclarece quais mudanças são necessárias

O aprendizado envolve conhecimentos tanto práticos quanto teóricos. Essa diversidade é uma grande vantagem da avaliação 360 graus. Os diferentes pontos de vista, por diversos níveis hierárquicos, fornecem dados mais práticos e efetivos direcionados às competências que precisam ser desenvolvidas.

Identifica pontos positivos no colaborador

Por meio de outra análise, o funcionário pode descobrir aptidões que desconhecia, além de contribuir para o processo de aprendizagem profissional do outro. Isso potencializa as características positivas, pois ajuda no desenvolvimento da carreira e na conquista dos objetivos profissionais, tanto a curto quanto a longo prazo.

Ajuda a empresa no cumprimento dos seus objetivos

Outro benefício dessa avaliação é alinhar os principais pontos que a equipe precisa para vencer as dificuldades e conquistar os melhores resultados. Por isso, ela colabora para o desenvolvimento de habilidades profissionais e ajuda na montagem de planos de ação para uma equipe de alta performance.

Desenvolve potencialidades nos colaboradores

O objetivo de toda avaliação de desempenho é identificar o nível de performance do colaborador para elaborar práticas que permitam desenvolver suas potencialidades. Assim, os resultados indicam quais são os pontos positivos em relação às necessidades do cargo e da empresa e quais competências devem ser estimuladas. Não se assuste caso descubra potencialidades ainda desconhecidas nos colaboradores.

Reafirma os valores organizacionais

Os valores organizacionais são fundamentais para alinhar a visão e as crenças dos colaboradores da empresa. Por meio da avaliação, isso também é possível. Essa análise é crucial para entender o nível de engajamento do funcionário com a proposta da empresa diante do mercado, dos clientes e dos colaboradores. Logo, você consegue saber se ele abraça os valores e os propósitos do negócio.

Serve de base para traçar metas de desempenho

Depois dos resultados, o próximo passo da avaliação é fornecer um feedback para o colaborador. Mas o que ele fará com os resultados? É nesse momento que entram as metas de desempenho. Com os dados em mãos, fica mais fácil entender onde o colaborador está e qual performance quer alcançar e, assim, montar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Como fazer a avaliação 360 graus? Aprenda em 3 passos!

Agora que você já entende como funciona a avaliação 360 graus e seus benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador, precisamos conversar sobre como ela deve ser feita. Para isso, resumimos 3 passos essenciais a fim de obter êxito com a aplicação dessa ferramenta. Veja!

Elabore um questionário

O questionário deve ser feito considerando as informações da empresa, como rotina de trabalho, cultura organizacional e objetivos empresariais. Com isso, são definidos os indicadores de desempenho que serão observados na avaliação para medir a performance dos colaboradores. Um software de RH pode ajudar!

Então, com base nisso, são definidos os tópicos que devem compor o questionário e as alternativas de resposta, pensando sempre em um formato que permita tabular os resultados.

Comunique-se com os colaboradores

A comunicação é fundamental para engajar os colaboradores nas práticas de gestão de desempenho. Então, antes de iniciar qualquer avaliação, eles precisam saber do que se trata e quais são os objetivos da empresa com os resultados obtidos.

Com essa informação, eles ficarão mais abertos às mudanças organizacionais que podem vir depois dos resultados. Além disso, também se sentirão confortáveis em responder o questionário, sem medos de retaliação ou demissão.

Crie um plano de ação

De nada adianta criar um questionário perfeito e obter feedbacks que mapeiam o nível de desempenho da equipe se você não souber o que fazer com essas informações. Por isso que existe o plano de ação. Ele serve para traçar a rota do objetivo a ser alcançado, criando metas que permitam conquistar os resultados esperados.

Então, ao mostrar os resultados da avaliação, apresente também o plano de ação e explique como cada competência será desenvolvida, com prazos, motivos, como fazer e o que esperar de cada ação.

A avaliação 360 graus é uma excelente estratégia para conseguir mais resultados com menos esforços. Contudo, algumas empresas não conseguem implantar o método por ele exigir processos claros e definidos.

É nessa hora que a tecnologia pode ajudar. Por meio de sistemas inteligentes, é possível obter esses dados sem interferir na produtividade do time. Inclusive, a Smartleader tem um software que agiliza tudo isso ao entregar um relatório completo, com informações sobre pontos positivos e de melhoria dos colaboradores.

Como anda o processo da sua gestão de equipes? Vamos bater um papo? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos serviços!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.