Por que é importante fazer a gestão contínua de pessoas?

Uma gestão contínua de pessoas promove o desenvolvimento de competências por meio de vários feedbacks. Desenvolver a cultura organizacional e o trabalho em equipe é muito comum quando se usa essa abordagem.

Neste artigo, vamos apresentar informações a respeito da importância de ter uma gestão contínua de pessoas. Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

O que é uma gestão contínua de pessoas?

O gerenciamento contínuo de desempenho é a antítese do gerenciamento de desempenho tradicional, que se concentra na definição anual de metas e avaliações. Porém, a gestão contínua de pessoas não é apenas o gerenciamento de desempenho tradicional feito com mais frequência.

Em vez disso, o gerenciamento contínuo de desempenho é uma mudança tectônica na forma como entendemos a relação entre empresa e indivíduo. Reflete nossa compreensão mais profunda da psicologia do local de trabalho e de como influenciar a produtividade.

Como funciona?

Um componente essencial do gerenciamento de desempenho contínuo é o check-in, que é uma reunião individual entre um funcionário e seu gerente em que eles normalmente discutirão:

  • progresso com os objetivos existentes;
  • desenvolvimento pessoal;
  • prioridades;
  • questões ou preocupações;
  • quaisquer novos objetivos.

Esses check-ins geralmente ocorrem em cada 1 a 3 meses. Assim como nas revisões formais, os check-ins devem ser documentados para garantir que tanto o gerente quanto o funcionário entendam completamente o que é esperado em termos de conclusão do projeto ou melhorias desejadas.

Além dos check-ins periódicos, os gerentes devem estar empenhados em fornecer constantemente feedback em tempo real a seus funcionários. Isso não significa pairar sobre o ombro de um funcionário durante todo o dia, todos os dias.

Isso significa não esperar por uma revisão formal ou até mesmo um check-in mais frequente para fornecer feedback sobre como um funcionário está se saindo. Esse é um esforço consciente para ajudar a reforçar comportamentos positivos, incentivar o progresso e corrigir comportamentos indesejáveis.

Qual a importância desse tipo de gestão?

Embora, inicialmente, pareça que a melhoria contínua exigiria mais do tempo de gerenciamento, na verdade o inverso é verdadeiro. Concentrando-se em fornecer e documentar o feedback ao longo do ano, é possível economizar um tempo significativo tentando recriar o ano para um requisito de revisão de desempenho anual.

O feedback eficaz dos funcionários é crucial não apenas para o desenvolvimento dos funcionários, mas também para a moral. Os funcionários podem ficar estressados e ansiosos quando não sabem como estão atuando aos olhos de seus gerentes.

O gerenciamento contínuo de desempenho ajuda a resolver esses dois problemas e qualquer empresa que ainda se baseie principalmente em avaliações anuais de desempenho deve considerar seriamente essa nova abordagem. Em resumo, a gestão contínua permite:

  • acompanhar a longo prazo;
  • reduzir falhas no processo;
  • aumentar a produtividade;
  • melhorar o desempenho dos colaboradores.

O uso da tecnologia pode auxiliar e facilitar o processo de gestão contínua de pessoas. A utilização das novas tecnologias contribui para um feedback mais completo, melhorando assim o rápido desenvolvimento dos funcionários.

Você gostou deste texto sobre gestão contínua de pessoas? Então, aproveite a visita em nosso blog e confira também os benefícios e por que ter relatórios gerenciais no RH!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.