Team building: entenda a importância e saiba como fazer!

O team building é uma excelente estratégia para promover o engajamento dos funcionários na empresa, trazendo diversos benefícios. Se na sua organização os colaboradores parecem trabalhar de maneira individual e dispersa, talvez essa ferramenta seja a solução que você precisa.

Que tal trazer essa alternativa para o seu negócio? Saiba como funciona e como desenvolver o team building com este post. Boa leitura!

O que é team building?

O team building é um treinamento voltado para o aprofundamento das relações e a construção de equipes engajadas. Ele incentiva a prática de atividades divertidas e engajadoras dentro e fora da empresa, a fim de proporcionar uma maior integração dos colaboradores, o que reflete diretamente na rotina de trabalho.

A construção de um team building é muito importante, afinal, as corporações enfrentam mudanças constantemente e precisam de times bem alinhados e conectados, para que possam encarar os desafios e manter altos índices de produtividade e qualidade. Apenas com a formação de equipes realmente robustas, a organização consegue oferecer soluções interessantes, capazes de reduzir custos e otimizar processos.

Quais os benefícios do team building?

Essa prática traz uma série de ganhos para a empresa, como melhora na comunicação interna, aumento da produtividade, maior engajamento entre funcionários e motivação no trabalho. As equipes começam a se sentir mais à vontade diante dos desafios e passam a apresentar um desempenho de alta qualidade, o que garante uma vantagem competitiva bem interessante para a organização.

Como fazer o team building?

Algumas práticas podem ser adotadas para incentivar a formação do team building. Podemos destacar algumas delas abaixo.

Estabeleça um planejamento

Para que o team building seja realmente construído, é necessário fazer um planejamento cuidadoso que leve em consideração as necessidades e as condições da empresa. Essa estruturação depende de um objetivo claro e de uma boa comunicação, dando transparência ao processo. Sem o planejamento, a realização das atividades de maneira isolada vai servir apenas para recreação, com pouco impacto nos resultados corporativos.

Promova treinamentos

Crie treinamentos que tenham foco não só no aprendizado, mas com atividades divertidas que promovam a interação das pessoas. Essas ações não precisam necessariamente ter ligação com o trabalho: o propósito aqui é aprofundar as relações e criar conexões entre os colaboradores.

Invista em atividades

Existem diversas atividades que podem ser promovidas para a construção do team building. Geralmente, as empresas investem em propostas que envolvam esportes e desafios divertidos ao ar livre, como caça ao tesouro, arvorismo e canoagem. Mas você não precisa se limitar a isso. Também existem práticas indoor que conseguem ser realizadas desde que sejam em um ambiente agradável, propondo a solução de problemas em equipe.

Seja um bom líder

Toda equipe precisa de uma liderança forte, capaz de ouvir e coordenar o que cada um tem de melhor. Sem um líder motivado, comprometido e totalmente mergulhado na atividade, a construção do team building fica falha. A pessoa que assumir esse papel deve defender o propósito da equipe e ajudar ativamente na solução de problemas. Além disso, precisa inspirar e incentivar o crescimento de todos, procurando uma melhora contínua.

O team building é uma excelente estratégia para motivar os seus funcionários e pode trazer mudanças significativas para a empresa. Agora que você já sabe como ela funciona, que tal propor essa prática na sua organização?

Se você gostou deste conteúdo e quer mais informações sobre gestão de pessoas, siga os nossos perfis no TwitterFacebookInstagram e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.