Como os líderes de RH devem gerenciar os profissionais da geração Z?

A recente Geração Z — população nascida a partir de 1995 — começou a entrar no mercado de trabalho. Seus membros mais velhos têm em torno de 23 anos, e muitos deles ainda estão saindo da faculdade.

Mas, afinal, o que impulsiona essa nova geração de jovens trabalhadores? O que é necessário para mantê-los engajados no local de trabalho? O que eles querem e o que eles valorizam como consumidores? Saber como adaptar a cultura do local de trabalho às necessidades dessa nova geração pode ajudar a dar à empresa uma vantagem competitiva.

Embora esses jovens sejam vistos como mais idealistas e motivados por propósitos, são pragmáticos — ou seja, se importam em fazer a diferença, mas buscam, no final das contas, por garantir que tenham uma vida segura fora do campo profissional.

Se você está procurando recrutar membros da Geração Z, confira algumas dicas de como gerenciá-los!

Como gerenciar profissionais da geração Z

Ofereça feedbacks frequentes

As iniciativas de desenvolvimento e treinamento aliadas a feedbacks frequentes ajudam a evitar altas taxas de rotatividade e apoiam os funcionários a atingir todo o seu potencial. A geração Z, especialmente, se beneficia do treinamento gerencial que aumenta suas habilidades e competência.

Administre as expectativas

A geração Z tende a valorizar a aprendizagem no local de trabalho mais do que as anteriores. O que significa que adaptar as oportunidades de aprendizagem pode fornecer uma alavanca para o desenvolvimento e a retenção de talentos. Isso significa que as empresas precisam administrar as expectativas em garantir que o conhecimento seja móvel e social. Ao fazer isso, as organizações podem oferecer uma experiência de aprendizado mais personalizada, relevante e contínua.

Mostre-se firme

Eles são confiantes e auto-guiados, confortáveis em se motivarem. Mais do que qualquer outra geração, acreditam em sua capacidade de descobrir as coisas por conta própria.

Por isso, é importante que a comunicação não dependa apenas de ferramentas internas, como mídias sociais, mas mais de canais validados e com curadoria que podem ser interativos e rápidos, garantindo a distribuição efetiva de informações (validadas) em toda a empresa. O desafio para as empresas nos próximos anos será equilibrar a eficiência e a distração das tecnologias modernas.

Ofereça tarefas desafiadoras

Esses jovens sempre viveram em um mundo conectado e estão acostumados a atualizações constantes de dezenas de aplicativos. Mudar entre diferentes tarefas e prestar atenção simultânea a uma ampla gama de estímulos vem naturalmente para eles. Os funcionários não devem precisar de mais de 5 a 10 minutos por dia para ver e entender todas as comunicações e informações relevantes em seu local de trabalho e organização.

Reforce a importância do funcionário para a empresa

A chave para contratar a Geração Z tem mais relação com a experiência de trabalho no dia a dia, do que com os pacotes de benefícios. Trabalhar para uma organização que é alinhada a uma bússola social é importante, sendo um fator decisivo na escolha do jovem quanto a sua carreira e a empresa para qual deseja ingressar.

Assim, O desejo de serviço e impacto significa que, para todas as indústrias, criar caminhos intencionais para a significância será imperativo. O trabalho significativo é descrito como um trabalho que seus profissionais determinam como positivo, proposital e significativo. Cultivar a importância, concentrando-se no bem maior do trabalho e mostrando claramente por que o trabalho é importante, é uma prática chave para promover o sentido.

Utilize soluções tecnológicas

Os desenvolvimentos mostram que os aplicativos dos funcionários serão a força motriz das ferramentas de comunicação nos locais de trabalho nos próximos anos.

Os aplicativos oferecem a possibilidade de preencher a lacuna entre as forças de trabalho não relacionadas à mesa com um dispositivo que é inquestionavelmente a força vital da jovem geração: o smartphone.

Quer saber como utilizar soluções tecnológicas para lidar melhor com os profissionais da geração Z e com outras questões envolvendo o RH da empresa? Faça um teste gratuito do nosso software!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.