Conheça os principais indicadores de desempenho de recursos humanos

Para que uma empresa consiga mensurar o seu desenvolvimento, ela precisa de indicadores de desempenho que mostrem o cenário atual. Essa clareza da situação corporativa dá insumos para que os gestores consigam promover melhorias e estabeleçam estratégias para resolver os problemas que ameaçam o crescimento corporativo.

Para o RH, o uso desses indicadores torna a gestão de pessoas ainda mais estratégica, facilitando a tomada de decisões e dando uma compreensão maior sobre os resultados entregues pelos colaboradores.

Quer conhecer os principais indicadores usados pela área de Recursos Humanos? Então, continue a leitura!

Taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo indica a porcentagem de atrasos, faltas e licenças médicas. O absenteísmo é um indicador importante para o RH, pois, quando registrado em índices altos, pode indicar problemas na gestão de pessoas que afetam o engajamento dos colaboradores.

Também pode evidenciar problemas nas condições de trabalho da empresa, que estão afetando a saúde dos funcionários. O absenteísmo afeta a produtividade e deve ser mantido sob controle para evitar adversidades maiores para a organização.

Índice de rotatividade

O índice de rotatividade mostra a porcentagem de funcionários que foram desligados da corporação, seja por decisão própria ou da empresa. É calculado pela divisão do número de colaboradores demitidos pelo total de empregados, multiplicado por 100.

A rotatividade, assim como o absenteísmo, também pode ser entendida como um sintoma de problemas internos mais graves. Se a corporação enfrenta dificuldades para manter seus funcionários, é importante reavaliar o clima organizacional, os benefícios e a qualidade dos relacionamentos corporativos.

Além disso, uma rotatividade alta mancha a marca empregadora, bem como prejudica a atração de talentos e até a obtenção de novos clientes.

Retorno sobre investimentos (ROI)

O retorno sobre investimentos indica o retorno financeiro obtido por uma ação empreendida pelo RH, como um treinamento, a compra de um software ou o gasto com alguma estratégia nova de gestão de pessoas.

Assim, o departamento pode identificar se a estratégia está sendo lucrativa para a empresa e se deve ser continuada.

Produtividade

Entender como está a produtividade dos colaboradores, com base no tempo, qualidade e custos necessários para o alcance das metas estabelecidas, é um importante indicador para mensurar se a organização conta com uma equipe engajada e comprometida com resultados.

Quando os índices estão muito baixos, é possível estruturar ações para mudar essa realidade antes que ela se torne um problema maior, como investir em treinamentos, identificar lacunas no processo produtivo, aferir a qualidade do clima organizacional etc.

Para obter esses números, é necessário contar com ferramentas que auxiliem o monitoramento de resultados e possam traduzir em informações compreensíveis os diversos aspectos da empresa. As soluções oferecidas pela Smartleader dão as condições necessárias para a avaliação e a mensuração dos indicadores de desempenho pelo RH, permitindo uma gestão de pessoas muito mais eficiente.

Se você quer conhecer as nossas ferramentas e entender na prática como elas podem ajudar a sua empresa, entre em contato conosco. Certamente temos a solução ideal para ajudar no gerenciamento de talentos do seu negócio.

[rock-convert-cta id=”998″]

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.