Elogie sempre, mas da maneira certa: reconhecendo.

Existe uma grande diferença entre oferecer um elogio e reconhecer por algo bem feito.

Em primeiro lugar é importante entender que elogiar a pessoa gera menos resultado do que elogiar o processo ou as ações realizadas.

Veja um Exemplo:

Quando o foco é na pessoa:
“Você foi bem preciso neste relatório.”
Este tipo de elogio gera pressão para sempre ser preciso e pode levar o colaborador a ficar em uma zona de segurança e não se arriscar para continuar com a fama de “preciso/certeiro”.

Quando o foco é no processo / ações:
“Seu esforço para buscar informações, aumentou a precisão do relatório.”
Este tipo de elogio, reconhece o processo e as ações que levaram ao resultado. A tendência é que o colaborador sempre busque se esforçar. Esse tipo de reconhecimento tende a gerar melhores resultados.

Um estudo feito pela psicóloga americana Carol Dwek, com 400 alunos de Stanford, mostrou que elogiar a pessoa invés de elogiar a atitude, atrapalha mais do que ajuda. Fazendo com que as pessoas busquem permanecer em uma zona de segurança para manter sua fama.

Enquanto, os alunos que receberam elogios focados em sua atitude e no processo, alcançaram melhores resultados em todas as etapas do experimento.

Por exemplo, não elogie uma criança dizendo que ela é inteligente, mas foque na atitude que gerou o resultado de alguém inteligente. Dessa forma vai gerar menos ansiedade e existe um risco menor dela procurar uma zona de segurança que a mantenha nessa “categoria”.

Aproveite o módulo de feedback do Smartleader para oferecer reconhecimentos focados no processo, você vai perceber o resultado imediatamente.

Os três botões de Feedback são super úteis para registrar eventos e gerenciar continuamente os membros da sua equipe. Entre eles, o botão Feedback Especial serve perfeitamente para que você elogie ações e processos que gerarem bons resultados.

Para o psicólogo, Claudio Simon Hutz, professor titular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), elogios são o básico da educação. “É essencial enaltecer o que é bom e não apenas corrigir o que está errado”, diz. Por isso, elogiar reforça as relações e verbaliza um reconhecimento que traz muitos benefícios a quem recebe mas também a quem oferece o elogio”, diz o docente.

Mais importante do que tudo isso, é que seus elogios sejam sinceros. Nunca faça um reconhecimento maior do que o resultado merece. Isso gera desconfiança, insegurança e mostra que você é um líder superficial.

Elogiar com detalhes, mostrando que você estava atento e acompanhou o que de fato foi feito durante a atividade, vai gerar muitos benefícios para seu time e como consequência para seus resultados!

Elogie sempre, reconhecendo o processo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.