Feedback 360: entenda os benefícios para empresa e colaborador!


O feedback é uma ferramenta fundamental para melhorar o desempenho do colaborador nas suas atividades diárias e aumentar a competitividade no mercado. Todos ao redor dos funcionários participam da avaliação, inclusive o próprio avaliado.

Neste artigo, vamos explicar o que é feedback 360, quais os seus benefícios para a organização e para o funcionário e como a sua prática gera mais produtividade na relação empresa x colaborador. Quer entender mais? Então, continue a leitura para conferir!

O que é o feedback 360?

O feedback 360 é um processo — ou sistema  no qual os funcionários recebem comentários confidenciais e anônimos das pessoas que trabalham com eles. Isso, normalmente, inclui o gerente, os colegas e os subordinados diretos do funcionário.

Uma mistura de cerca de oito a doze pessoas preenche um formulário on-line de comentários anônimos que faz perguntas sobre uma ampla gama de competências no local de trabalho.

Os formulários de feedback incluem perguntas que são medidas em uma escala de classificação e também pedem aos avaliadores que forneçam comentários por escrito. A pessoa que recebe o feedback também preenche uma pesquisa de autoavaliação que inclui as mesmas perguntas da pesquisa que outras pessoas respondem em seus formulários.

Quais os seus benefícios para a empresa e para o colaborador?

O feedback 360 funciona como uma ferramenta de desenvolvimento para ajudar os funcionários a reconhecer os pontos fortes e fracos e para torná-los mais eficazes. Quando feita corretamente, a avaliação 360 é altamente eficaz como ferramenta de desenvolvimento. O processo de feedback dá às pessoas a oportunidade de fornecer um feedback anônimo a um colega de trabalho, que, de outra forma, seria desconfortável.

Os beneficiários obtêm insights sobre como os outros os veem e têm a chance de adaptar comportamentos e aprimorar habilidades que os capacitarão a se destacar em seus trabalhos.

Esse processo de feedback é usado amplamente com muito sucesso. A seguir, estão dispostas algumas das principais vantagens que empresas, em todo o mundo, viram nessa abordagem:

  • aumenta a autoconsciência;
  • fornece uma perspectiva completa de pontos fortes e fracos;
  • constrói confiança e eleva a moral;
  • cria uma cultura de abertura;
  • capacita líderes e funcionários;
  • reduz a rotatividade de líder e empregado;
  • aumenta a responsabilização;
  • representa o ponto de partida para o desenvolvimento profissional eficaz;
  • promove a melhoria contínua;
  • representa uma maneira de mudar a cultura da empresa.

Como a sua prática gera mais produtividade na relação empresa x colaborador?

Gerentes e líderes, dentro das organizações, usam as pesquisas de feedback 360 para entender melhor seus pontos fortes e fracos. Esse sistema tabula automaticamente os resultados e apresenta-os em um formato que ajuda o destinatário do feedback a criar um plano de desenvolvimento.

As respostas individuais são sempre combinadas com respostas de outras pessoas na mesma categoria avaliadora (por exemplo, relatório direto, por pares), a fim de preservar o anonimato e dar ao funcionário uma visão clara de seus maiores pontos fortes e fracos. O feedback 360 também pode ser uma ferramenta de desenvolvimento útil para pessoas que não estão em um papel de gerenciamento.

Estritamente falando, uma avaliação 360 “não gerencial” não está medindo o feedback de 360 graus, já que não há relatórios diretos, mas os mesmos princípios ainda se aplicam. O feedback para não gerentes é útil para ajudar as pessoas a serem mais eficazes em seus papéis atuais e também para auxiliá-las a entender em quais áreas devem se concentrar se quiserem assumir um papel de gerenciamento.

Você gostou deste texto sobre o feedback 360? Então, aproveite a visita ao nosso blog e confira também o que fazer com o resultado da avaliação de desempenho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.