Gestão humanizada: como ajuda na retenção de talentos?

O contexto das relações de trabalho vem se transformando em ritmo acelerado desde a primeira revolução industrial. O ser humano deixou de contentar-se em satisfazer apenas suas necessidades básicas e busca, no trabalho, uma oportunidade de conciliar a obtenção de seu sustento com seu desenvolvimento e satisfação pessoal.
Essa transformação faz com que se torne primordial às organizações adotarem uma gestão humanizada de pessoas. Pensando em ajudar você a se adaptar e lidar com esse novo cenário, preparamos este artigo com dicas de como deixar o ambiente da sua empresa mais alinhado às exigências das novas relações de trabalho e, assim, reduzir a rotatividade e melhorar a produtividade do negócio. Acompanhe!

Benefícios da gestão humanizada para a retenção de talentos
Entenda a gestão humanizada

Uma gestão humanizada nada mais é que a adequação dos modelos de produção e relacionamento organizacional aos anseios e necessidades de seus colaboradores. Essa tendência atual permite uma mão de obra cada vez mais feliz e engajada nas empresas. Desse modo, uma empresa que deseja se destacar no mercado, ser produtiva e lucrativa, atraindo bons profissionais, deve ter sua gestão focada na qualidade de vida dos funcionários.

É preciso permitir que os colaboradores alcancem seus objetivos profissionais e tenham máxima eficiência no trabalho, sem perder a liberdade e a qualidade de vida. Parece difícil? É possível e nós vamos mostrar como a gestão humanizada ajuda a reter talentos e aumentar a lucratividade do seu negócio! Continue com a gente!

Dê voz aos colaboradores
Pesquisa de Clima

Seus colaboradores querem e precisam ser ouvidos! Uma pesquisa de clima organizacional bem-estruturada é primordial para entender como está a rotina dos colaboradores na empresa, em que pé andam as relações de trabalho e apurar possíveis baixas de produtividade e causas de desligamento.

A pesquisa de clima é uma ferramenta muito útil, mas entenda: de nada adianta dar voz aos seus colaboradores se suas dores e anseios não forem devidamente considerados e sanados! O ponto-chave do sucesso de uma pesquisa de clima é a elaboração e aplicação de um plano de ação que contemple os problemas encontrados, dando a eles soluções eficazes.

Brainstorming

Outra forma de engajar seus colaboradores, motivando-os a vestir cada vez mais a camisa da empresa é promovendo brainstormings que rompam as barreiras entre setores. E se a grande ideia para incrementar o novo produto estiver na cabeça do João, lá do setor financeiro? As pessoas são criativas, não importa em que área trabalhem. Estimule a produtividade com desafios e recompensas e verá que, ao seu redor, existe muito mais talento do que você imagina!

Incentive o trabalho em equipe

Trabalho em equipe é muito mais que membros de setores distintos unindo forças em busca de objetivos comuns. Sua empresa precisa ser um só time! Coeso e motivado. Embora as organizações informais internas tenham o seu lado positivo, criando equipes por afinidade, motivando e aprimorando a comunicação, essa subdivisão em “panelinhas” não pode ser mais forte que a unidade do time como um todo.

Os colaboradores devem ser impulsionados a trabalhar sempre uns pelos outros, independentemente do setor ou nível hierárquico em que se encontram, criando um agradável clima de empatia e paz que fará com que queiram permanecer na organização.

Capriche nos feedbacks

Acredite! Todo mundo quer e necessita saber como está se saindo no trabalho. Por isso, feedbacks são fundamentais em uma gestão humanizada. É a forma de dar um retorno ao colaborador sobre o seu desempenho e, assim, incentivá-lo a prosseguir e melhorar sempre!

Não se esqueça de dar um feedback eficaz e tenha em mente uma regra de ouro: elogios em público, repreensões em particular! Mesmo em um feedback negativo, não deixe de pontuar as qualidades e os trabalhos bem realizados do funcionário. Assim, ele saberá que, apesar das falhas, é um jogador importante no time.

Investir em uma gestão humanizada bem-estruturada fará com que seus colaboradores queiram permanecer na empresa. Eles se sentirão parte importante da organização e se empenharão ao máximo para que ela melhore e cresça a cada dia. Dê aos seus funcionários qualidade de vida e reconhecimento e receba de volta engajamento, continuidade e sucesso para o seu negócio!

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Então, aproveite a oportunidade para deixar o seu comentário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.