Saiba quais são os principais desafios do RH 4.0

O termo RH 4.0 está em destaque na mídia, há algum tempo, como indicativo de que o departamento deve mudar o conceito de suporte administrativo para atuação estratégica na empresa. O mundo dos negócios está em uma constante e rápida mudança, gerando grandes desafios do RH para as empresas. Como garantir uma melhor atuação do setor?

Para ter a resposta desse questionamento, continue a leitura do nosso artigo e saiba quais são os principais desafios do RH 4.0. Boa leitura!

O que é o RH 4.0?

A expressão RH 4.0 é considerada uma chamada à ação para profissionais de recursos humanos no novo mundo da Quarta Revolução Industrial.

A Revolução Industrial 4.0 funcionará mais rápido que as revoluções anteriores devido ao uso da tecnologia. A maior mudança será na forma como os trabalhos são realizados. As atividades serão assumidas por robôs que, por sua vez, serão dirigidos por funcionários.

Na maioria dos casos, os colaboradores precisarão de reciclagem e treinamentos para aprender a operar os novos aplicativos, e o desafio para a alta gerência é tentar acompanhar as tendências emergentes durante a execução dos negócios.

Qual a diferença entre o RH 4.0 e o RH tradicional?

O RH 4.0 se difere do tradicional no sentido de que o segundo tem um foco mais específico, onde as grandes questões são a gestão básica de pessoal e as relações de trabalho. Seu objetivo é cuidar dos funcionários e mantê-los satisfeitos.

Já o primeiro, atua sob um ponto de vista estratégico, de forma a ajudar as empresas a criarem profissionais do conhecimento ou talentos inteligentes. O RH 4.0 também trabalha na análise das necessidades do empreendimento para o futuro e no desenvolvimento de metas para atendê-las.

Quais são as novas demandas do setor de RH?

É importante que os profissionais de RH sejam flexíveis e capazes de se adaptarem às mudanças de ambientes e tendências. A força de trabalho requer que o RH esteja aberto a diferentes maneiras de pensar e fazer. Portanto, confira algumas demandas necessárias para o setor.

Melhoria no clima organizacional

Os profissionais de RH que são capazes de se adaptar a determinadas circunstâncias e de alterar suas estratégias quando as mudanças acontecem, para que possam atender melhor uma organização, seus funcionários e partes externas envolvidas na empresa.

Isso gera um ambiente de trabalho melhor para todos e estimula o crescimento da empresa, além de ajudar a construir relacionamentos melhores, que ajudarão o negócio a ter sucesso.

Soluções em nuvem

Trabalhar virtualmente é uma tendência crescente e, nas últimas duas décadas, o volume de funcionários que trabalham em home office aumentou significativamente. Dessa forma, com as ferramentas de computação em nuvem e colaboração evoluindo a cada ano, essa tendência só continuará aumentando.

Quais são os desafios do RH 4.0?

Embora novas tendências possam apoiar suas estratégias e iniciativas para atingir metas, os profissionais de RH enfrentam diversos desafios para interagir melhor com os funcionários atuais e futuros. Veja quais são eles.

Nova gestão de pessoas

A gestão de talentos não é a mesma do século passado. Agora temos uma gestão multicultural, global e transparente. Há um novo ambiente complexo sem os mesmos limites que tivemos anteriormente, onde agora as pessoas são participantes — ativas — e não um público.

Agora, mais do que nunca, o papel do RH atingiu o topo para se tornar verdadeiramente sobre as pessoas. Ter os insights, capacidade de comunicar e apoiar uma marca de funcionário atraente ou uma proposta de valor agora são características fundamentais para quem deseja exercer a função.

Feedback 360

Feedback 360 é uma ferramenta muito importante para qualquer organização, mas, se não for usada corretamente, pode causar um impacto negativo em toda a empresa. O grande desafio é ajudar os funcionários a aprenderem sobre si mesmos e a crescerem como profissionais.

Mas atenção! Não se deve confundir isso com medir o desempenho dos funcionários. O Feedback 360 deve permitir apenas que os funcionários forneçam feedback aos seus pares, bem como aos superiores sobre suas competências ou sua conduta no trabalho.

Vale ressaltar que o feedback traz não só a possibilidade de um melhor desempenho, como ajuda na formação de equipes e na estruturação de planos de carreira, sendo, assim, elemento indispensável para uma gestão de pessoas eficiente.

Automação de processos

A digitalização, ao mesmo tempo que tornou as rotinas mais fáceis e dinâmicas, instituiu um novo ritmo. As empresas que não estiverem prontas para acompanhar essa corrida estão fadadas a serem superadas pela concorrência.

Por isso, a automação de processos, ao mesmo tempo em que é uma vantagem, é também uma obrigação das organizações. Avalie o seu negócio e perceba quais atividades podem ser digitalizadas, obtendo, assim, mais rapidez e maior índice de acerto.

Integração de dados

Um dos pilares do RH 4.0 é a análise de dados para uma tomada de decisões mais precisa. Para avaliar essas informações é importante que estejam reunidas em uma só ferramenta. Apenas com essa integração é possível traçar comparativos e entender a empresa como um todo.

Vale a pena apostar em um software que permita a reunião de todos os dados importantes, principalmente os relacionados à gestão de pessoas. Entender o desempenho dos profissionais, traçar comparativos e fazer um acompanhamento com o decorrer do tempo é essencial para direcionar o desenvolvimento individual em prol do alcance de metas.

Novos modelos de contratação

O acesso à internet facilitou a comunicação e, com isso, a expansão em massa do trabalho remoto. Tal crescimento favoreceu o surgimento de novos modelos de contratação, dando maior flexibilidade para funcionários e empresas.

Para o RH, tanta diversidade pode ser um verdadeiro problema, afinal, como coordenar tantos regimes e fazer o pagamento adequado para cada um? Como promover a integração de funcionários remotos e trabalhar o seu engajamento?

Fazer com que os colaboradores que estão longe sejam incluídos na comunicação da empresa é uma necessidade, e cabe ao Recursos Humanos criar caminhos para que isso aconteça.

Liderança 4.0

Os profissionais atuais buscam um trabalho com propósito, pelo qual se sintam motivados e fiquem à vontade no ambiente. Enquanto isso, a empresa percebeu que colaboradores engajados produzem mais e melhor, além de permanecerem por mais tempo na empresa.

Um dos elos de ligação entre essas duas forças é a liderança, que deve adotar uma postura mais colaborativa para que consiga envolver e inspirar os profissionais. Aquela figura do chefe autoritário está cada vez mais obsoleta e mina a motivação dos empregados.

Para isso, o RH deve, além de recrutar as pessoas com habilidades emocionais para ocuparem esse cargo, fornecer treinamentos constantes que preparem líderes realmente capazes de coordenar uma equipe em prol do objetivo.

Vale lembrar que uma boa ferramenta de gestão de pessoas é essencial, fornecendo a estrutura necessária para que essas transformações ocorram. Com um software inteligente, é possível acompanhar a gestão de desempenho nos mais diversos modelos e instituir políticas de incentivo e alcance de metas.

Esses são os principais desafios do RH 4.0. Enfrentá-los é necessário para levar a empresa ao crescimento e garantir a sua presença forte no mercado, mesmo com uma grande concorrência e clientes cada vez mais exigentes.

Quer saber mais sobre os desafios atuais e o cenário das empresas? Aproveite para conferir este artigo sobre a liderança feminina!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.