Veja como promover o desenvolvimento de talentos na sua empresa

Apostar no desenvolvimento de talentos é um verdadeiro investimento que a empresa faz no próprio crescimento. Embora essa questão seja ainda discutida por alguns gestores, os que estão antenados com o mercado atual sabem da importância dos funcionários para uma organização.

Pensar em estratégias para essa evolução deve ser parte do trabalho de RH e dos líderes das equipes, que estão em contato direto com os colaboradores e entendem quais são os desafios que cada um enfrenta.

Quer entender melhor o assunto? Então, continue a leitura!

Qual a importância do desenvolvimento de talentos?

Os funcionários são o principal ativo de uma organização e responsáveis pelo seu crescimento. Uma empresa que conta com colaboradores bem preparados e engajados conseguem alcançar altos níveis de faturamento e produtividade.

Sabendo disso, as corporações estão cada vez mais preocupadas em promover o desenvolvimento dos seus empregados, para que eles possam trazer soluções inovadoras e realizar o seu trabalho com mais qualidade e comprometimento.

Esse processo não está ligado apenas ao desenvolvimento profissional, mas também ao desenvolvimento de competências pessoais que os tornem mais aptos a enfrentar as diversas situações do dia a dia.

Como desenvolver os talentos na empresa?

Separamos algumas dicas que vão ajudar no desenvolvimento dos colaboradores, afetando a capacidade produtiva e tornando-os profissionais mais completos.

Monitore a produtividade dos funcionários

Para melhorar a performance dos colaboradores, é preciso medir os resultados em um primeiro momento. Por isso, procure monitorar a produtividade dos funcionários e detectar possíveis variações.

Compare também os números apresentados entre os diversos empregados e entenda quais habilidades podem fazer a diferença na entrega de uma produção mais consistente e lucrativa.

Estabeleça metas

Os profissionais precisam de um parâmetro para que possam direcionar seus esforços. Para isso, vale a pena pensar em metas que sejam desafiadoras e, ao mesmo tempo, alcançáveis.

Uma boa estratégia é apostar em metas SMART, ou seja: objetivos que sejam mensuráveis, específicos, relevantes e tenham um prazo determinado.

Realize treinamentos

A realização de treinamentos preenche as lacunas nas competências dos candidatos, tornando-os profissionais mais completos e capazes de entregar resultados melhores.

Os treinamentos também têm um grande efeito na motivação. Quando a empresa investe na capacitação profissional, os colaboradores têm uma sensação de valorização e passam a se dedicar muito mais, o que ajuda no engajamento das equipes.

Ofereça feedbacks

Os feedbacks são uma excelente maneira de deixar os funcionários cientes quanto ao seu desempenho e propor melhorias. Se os feedbacks forem pontuais e constantes, trazem um resultado ainda melhor, atuando no comportamento ou falha que deve ser corrigida.

Para que funcione, essa conversa deve ser individual e clara, com equilíbrio entre as críticas e os elogios. Deve ter sempre o caráter de instruir e ser realizado com empatia.

Com essas dicas, é possível promover o desenvolvimento de talentos com foco no alcance dos objetivos da empresa. A construção de habilidades e competências é uma via de mão dupla, que traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a organização.

Quer receber mais informações sobre a gestão de pessoas e questões corporativas? Siga os perfis da Smartleader no Twitter, YouTube, Facebook e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.