Como organizar a avaliação de cargos na sua empresa?

A avaliação de cargos é um processo de análise das ocupações e competências dos colaboradores que garante que os salários pagos estejam de acordo com o mercado de trabalho. É recomendado que seja realizada anualmente, ajustada às características das equipes e ao orçamento da empresa.

Uma política de cargos e salários bem estabelecida garante remunerações justas e competitivas para os colaboradores, gerando um incentivo para permanecerem na organização. Não valorizar as posições e habilidades dos profissionais pode resultar em perda de talentos, o que se traduz em queda da produtividade e demanda novos processos seletivos.

A seguir, falaremos sobre os principais métodos de avaliação de cargos. Vamos juntos?

Método de escalonamento por tarefas

O método de escalonamento é a forma mais simples de avaliação de cargos. Nele as posições são classificadas de acordo com sua importância, do trabalho mais simples ao mais complexo ou do mais alto ao mais baixo.

A importância das posições para atribuir seu valor é julgada em termos de deveres, responsabilidades e demandas do ocupante de cada posição. Os cargos são classificados como um todo, em vez de analisar uma série de fatores que os compõem.

Método de classificação por graus determinados

No método de classificação por graus determinados, a importância dos cargos é estabelecida por um órgão ou comitê autorizado para essa finalidade. Um grau ou classificação de cargo é definido como um grupo de diferentes tarefas com dificuldades semelhantes ou que requerem habilidades semelhantes para executá-las.

A classificação dos cargos é determinada com base nas informações derivadas da análise das posições. Os graus são determinados pela identificação de um denominador comum, como habilidades, conhecimentos e responsabilidades.

Depois que as notas são estabelecidas, cada cargo é classificado de acordo com suas características e grau em que se encaixa. Em seguida, é definida uma faixa salarial diferente para cada cargo.

Método de avaliação de posições por pontos

É a opção mais utilizada para a avaliação de cargos. Nesse método, os cargos são divididos de acordo com vários fatores, como habilidade, esforço, treinamento, conhecimento, riscos e responsabilidade. Os pontos são atribuídos posteriormente a cada um desses fatores.

A pontuação depende da importância atribuída às tarefas e habilidades exigidas para a execução do trabalho. Em seguida, cargos com um total semelhante de pontos são colocados em categorias salariais semelhantes. A soma dos pontos fornece um índice da importância relativa dos trabalhos classificados.

Método de comparação de fatores

Esse método é uma combinação dos dois últimos. Aqui, classificam-se os cargos comparando-os e analisando-os por fatores comparáveis. Embora não adicione pontos, ele considera fatores que terão maior ou menor valor, de acordo com os critérios estabelecidos por um comitê. Esse sistema costuma ser usado para avaliar cargos operacionais.

É possível encontrar outros métodos disponíveis para aplicar em uma organização, mas eles devem ser escolhidos de acordo com o tamanho e a realidade da empresa. O importante é que a avaliação de cargos seja sempre feita de forma eficiente, pois uma boa administração de cargos e salários interfere positivamente na motivação dos colaboradores e na retenção de talentos.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe muito mais conteúdos interessantes seguindo as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.