Feedback contínuo: conheça as suas vantagens e como adotá-lo na empresa

O feedback contínuo é uma das ferramentas de gestão fundamentais para o RH. Esse processo visa identificar pontos fortes e fracos dos funcionários, a fim de criar estratégias para elevar o desempenho de líderes e equipes.

É por isso que a prática do feedback está cada vez mais presente nas empresas. Essa é uma forma de construir uma cultura organizacional baseada no aprimoramento das competências dos colaboradores.

Quer conhecer os benefícios do feedback contínuo e entender como implementar a estratégia na sua empresa? Continue a leitura e entenda!

Quais são as vantagens do feedback contínuo?

Dar feedbacks significa oferecer um retorno aos funcionários a respeito do desempenho de cada um deles. Esse processo é fundamental para que o colaborador entenda melhor as suas funções e as expectativas da empresa em relação à sua performance.

É nesse momento que você mostra ao profissional os pontos fortes e fracos dele. No entanto, quando essa devolutiva é oferecida de forma muito espaçada — uma vez por ano, por exemplo —, muitas informações acabam esquecidas e várias oportunidades de aprendizado são perdidas.

O feedback contínuo apresenta retornos mais rápidos e certeiros. Isso porque os funcionários recebem orientações imediatas à medida que falhas e acertos acontecem. Com isso, os gestores conseguem acompanhar o progresso dos colaboradores de maneira mais clara.

Tornar essa prática contínua, portanto, é essencial para que o desenvolvimento dos profissionais também seja constante. Os benefícios da estratégia, entre outros, incluem:

  • motivação dos funcionários;
  • correção imediata de desvios de performance;
  • incentivo contínuo ao desenvolvimento de talentos;
  • elevação do rendimento dos colaboradores;
  • amadurecimento dos profissionais;
  • suporte no processo de tomada de decisão, como reestruturação de equipes, capacitações, promoções e desligamentos.

Como adotar o feedback contínuo na minha empresa?

Tudo começa com o planejamento. Defina metas e objetivos para esse processo e comunique-os com clareza para a equipe. É importante que todos os colaboradores saibam por que serão avaliados, o motivo de receberem feedbacks e a expectativa da empresa em relação ao desempenho de cada um.

Depois disso, é só seguir o passo a passo adiante.

Prepare o ambiente

Se a sua organização não tem a cultura de feedback contínuo, é comum que os colaboradores se sintam incomodados e apresentem uma certa resistência no início. Portanto, tenha em mente que é necessário criar um ambiente aberto ao diálogo.

Ofereça treinamentos e desenvolva atividades de conscientização para que os colaboradores entendam que esse processo é construtivo, não destrutivo. Dessa forma, a prática se tornará natural e será bem-aceita pelos colaboradores.

Ofereça feedbacks sinceros

Os objetivos centrais dos feedbacks são incentivar o desenvolvimento do profissional e elevar a performance da equipe. É por isso que, muitas vezes, eles são focados nos pontos de melhoria. Esse processo é fundamental e, ao mesmo tempo, delicado. Portanto, tenha uma conversa franca, mas sem perder a empatia.

Tão importante quanto apontar defeitos é elogiar os pontos fortes de cada colaborador. Isso eleva a autoconfiança do funcionário, aumenta a produtividade e contribui para o engajamento. Sendo assim, não se esqueça dos retornos positivos, principalmente quando o colaborador melhorou o desempenho por causa de uma informação fornecida em um feedback anterior.

Utilize um software de gestão de performance

Um software de gestão de desempenho fornece informações gerenciais em tempo real, além de permitir que você tenha uma visão ampla sobre a performance e o progresso do colaborador. Com esse tipo de ferramenta os feedbacks passam a ser mais rápidos e objetivos.

O Smartleader é um aplicativo de gestão de performance com método ágil e prático para uso diário dos líderes. O objetivo é melhorar a gestão da equipe e criar uma cultura voltada para o alto desempenho nas empresas.

O feedback contínuo amplia as oportunidades de desenvolvimento dos colaboradores ao promover conversas francas em tempo real. Além disso, usar essa estratégia contribui para o aumento da produtividade, para o engajamento e a retenção de talentos.

Gostou do conteúdo e quer aumentar a performance da sua equipe com feedbacks contínuos? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso aplicativo de gestão de performance.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.