Como detectar problemas na produtividade entre os colaboradores?

Sabemos que os resultados de uma empresa giram em torno da qualidade da produção. Baixa produtividade implica demora para alcançar objetivos e lentidão no crescimento, por isso, é importante conseguir detectar problemas na performance dos colaboradores.

O capital humano é o que move uma empresa e cuidar desse ativo é fundamental para a organização se manter competitiva. Ao identificar problemas da produtividade, a gestão consegue trabalhar melhor a motivação e o engajamento dos profissionais.

Confira, neste texto, como o RH pode encontrar lacunas de produtividade e promover um melhor desempenho das equipes.

Quais problemas afetam a produtividade?

Se os resultados da corporação estão aquém do esperado e as métricas de produtividade não têm mostrado números satisfatórios, está na hora de detectar problemas que afetam o trabalho dos colaboradores.

A insatisfação com a empresa ou com o cargo ocupado é um dos principais motivos de baixa produtividade, afinal, o profissional pode se sentir desmotivado. Outra razão é a falta de feedback, que, em geral, acontece quando a comunicação interna não é boa.

Profissionais que não estão atualizados por falta de treinamento também podem afetar a produtividade, aumentando o índice de erros e causando lentidão nos processos. Além disso, o ambiente organizacional contribui para uma boa performance, sendo necessário que a empresa cumpra normas de ergonomia e de segurança do trabalho.

Como detectar problemas entre os colaboradores?

É impossível corrigir falhas de produtividade apenas tentando adivinhar os problemas. É muito melhor implementar ferramentas concretas de análise. Veja quais são elas.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação entre colaboradores, também conhecidas como Employee Net Promoter Score (eNPS), são extremamente eficientes para entender a relação que os profissionais têm com a empresa. É possível descobrir se eles estão engajados ou não com a organização, por meio da satisfação com o trabalho e a gestão.

Avaliações de competências e desempenho

Para detectar problemas de produtividade, outro recurso estratégico é a avaliação de desempenho e de competências, um processo em que a gestão analisa a performance de cada colaborador ou equipe, compara os resultados com o esperado e guia os profissionais por um caminho de alta performance.

Indicadores de performance

Acompanhar indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators) é fundamental para não tomar decisões às cegas visando o crescimento da empresa. Muitos indicadores podem mostrar, com dados concretos, se existem problemas de produtividade. Podemos citar os indicadores de absenteísmo, presenteísmo e rotatividade.

Como promover um melhor desempenho?

Não basta apenas detectar problemas na produtividade. É preciso elaborar iniciativas que mudem um cenário não satisfatório. Para fazer isso, o RH pode adotar algumas estratégias.

A empresa precisa buscar autenticidade e senso de propósito para transmitir seus valores, contagiar os colaboradores e criar uma cultura organizacional sólida. Priorizar a comunicação interna, melhorando as relações interpessoais e criando uma cultura de feedback, é um passo importante nesse sentido.

Esperamos que este conteúdo ajude você e a sua empresa a alavancar o desempenho das equipes. Na hora de detectar problemas, não deixe de contar com ferramentas tecnológicas que vão favorecer um diagnóstico fiel ao contexto da sua corporação e ajudar a traçar estratégias eficazes.

Sua organização pode contar com a ajuda da Smartleader para detectar problemas de produtividade e implementar ações que fomentem uma alta performance. Entre em contato com a nossa equipe e descubra as melhores soluções para o seu RH.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.