Como escolher alguém para um cargo de confiança?

Algumas pessoas confundem o cargo de confiança com as funções de liderança, direção ou gestão. Entretanto, quem trabalha com Recursos Humanos sabe que a escolha do profissional para ocupar esse posto deve ser muito cuidadosa e baseada, principalmente, no desempenho do colaborador na empresa.

Este post traz orientações sobre quais fatores avaliar ao definir um cargo de confiança na empresa. Continue a leitura e saiba como fazer isso! 

O que são os cargos de confiança?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esse tipo de cargo não é restrito aos líderes, gestores ou gerentes. Ele vai além dessas colocações e suas principais características incluem credibilidade, confiança e autonomia.

A responsabilidade do cargo de confiança é grande. O profissional indicado tomará decisões importantes para a sua função e o grupo que lidera, por isso, sempre é considerado de alto nível e tem o direito de influenciar diretamente em determinadas funções dentro da organização. Além disso, seu perfil deve estar adequado aos valores e à missão da empresa.

Aquele que ocupa um cargo de confiança tem qualidades como autonomia, competência e postura profissional. Ele deve ser reconhecido como um líder e alguém exemplar que demonstrou, em seu trajeto, as habilidades e o engajamento que contribuíram muito para o crescimento da empresa. 

Por que a escolha deve ser cuidadosa?

O cargo de confiança apresenta algumas variações em relação a outros postos. A primeira está na diferenciação salarial e nas gratificações. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho:

“O ocupante de cargo de confiança é representante do empregador no serviço. Ele tem poder diretivo, coordena atividades e fiscaliza a execução delas.”

Sendo assim, devido ao nível de responsabilidade, esse funcionário tem alguns benefícios. Estes fazem de sua remuneração algo que valorizará todo o compromisso assumido com a empresa e com as atividades prestadas com o máximo de eficiência. 

Portanto, escolher alguém para ocupar essa posição é algo muito cuidadoso e criterioso. Essa pessoa será um exemplo de crescimento e de desenvolvimento da carreira para outros profissionais.

Como definir um cargo de confiança?

No momento da escolha do profissional, alguns passos podem ser seguidos para garantir um processo seguro e evitar enganos na promoção. Acompanhe!

Faça uma seleção dos possíveis nomes

É importante iniciar esse processo com uma triagem dos funcionários que têm o perfil mais adequado ao cargo. Selecione aqueles que demonstram mais autonomia, confiança, comprometimento e que enxergam na empresa uma oportunidade de crescimento. 

Verificar as habilidades pessoais é essencial. Assim, você poderá manter o foco em colaboradores específicos e não ficará com uma quantidade imensa de perfis para avaliar.

Busque aqueles que investem na carreira

Profissionais que investem na própria carreira fazem cursos, atualizam-se, participam de workshops e de congressos para obter novos aprendizados. São pessoas que veem no conhecimento a oportunidade para tomar decisões e adquirir segurança no trabalho. Por estarem sempre atualizados, têm muito a contribuir no cargo de confiança.

Veja quem traz motivação para o grupo

Um colaborador engajado tem um líder que transmite motivação. Identifique quem tem a capacidade de unir equipes e de criar um grupo unido e alinhado aos objetivos. O profissional escolhido para ocupar o cargo de confiança precisará, principalmente, inspirar os seus colaboradores.

Acompanhe o desempenho

Selecionados os nomes e verificadas as qualidades dos funcionários, é necessário acompanhar o desempenho de todos. Assim, você poderá ter foco, observar como anda a conclusão de metas e acompanhar a movimentação diante da cultura organizacional. Também saberá o que é feito pelo funcionário para que o clima organizacional permaneça forte e o ambiente de trabalho saudável. 

A Smartleader pode ajudar a decidir o colaborador certo para ocupar o cargo de confiança. Ela oferece um aplicativo que acompanha o desenvolvimento dos funcionários e traz relatórios completos, com informações relevantes sobre o desempenho do seu pessoal.

A aplicação emprega técnicas conhecidas por profissionais do RH e líderes, o que facilita a utilização dos módulos. Assim, será possível ter uma avaliação mais segura sobre o cargo de confiança, embasada em ações efetivas do colaborador na empresa e pela empresa.

E então? Gostou da ideia e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para auxiliar!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.