Gestão de talentos: Conheça os 5 maiores desafios do RH

Vivemos atualmente em um mundo volátil e de extrema incerteza, o que leva a constantes mudanças no universo corporativo. O novo comportamento do consumidor e a aceleração da quarta revolução industrial têm exigido novos desafios a todo instante para as empresas, que precisam se aperfeiçoar a fim de acompanhar essas mudanças, evitando que sejam engolidas pelo mercado.

Com tudo isso, muitos são os obstáculos para a gestão de talentos nas organizações, pois os gestores de RH precisam garantir profissionais capazes de atender a essa nova necessidade das empresas, com mão de obra extremamente qualificada e engajada nas mudanças.

Neste post, listamos quais são esses principais desafios. Continue conosco e se prepare para conhecer cada um deles!

1. Atrair profissionais de alta performance

De acordo com o Fórum econômico Mundial, cerca de 35% dos atributos que ainda são exigidos no processo seletivo sofrerão mudanças até o final de 2020. Isso acontecerá devido aos novos métodos e tecnologias, que surgem em uma velocidade absurda.

Diante disso, os profissionais de RH precisam de uma seleção mais ágil e certeira para encontrar candidatos que tenham essas competências, além de ações atrativas e competitivas, já que os profissionais de alta performance são os mais disputados pelo mercado.

2. Integrar o talento à cultura organizacional

A cultura organizacional reflete a identidade da empresa, que é um fator fundamental para que ela alcance seu propósito no mercado. Nesse sentido, a gestão de RH precisa integrar o novo colaborador às crenças e valores já praticados, pois a incompatibilidade pode interferir no engajamento, comprometendo o desempenho da equipe.

Além disso, há ainda outro desafio: administrar gerações diferentes em um mesmo ambiente de trabalho. É preciso incluí-las estimulando a compreensão e o respeito, permitindo que os pontos de vistas diversos agreguem valor à organização.

3. Performar lideranças e colaboradores

A gestão de RH também precisa pensar em práticas de treinamento e desenvolvimento que apresentem resultados rápidos para a organização, garantindo atualizações e aprendizados contínuos. Para isso, devem preparar os líderes, de modo que eles sejam verdadeiros mentores dos seus liderados.

Inclusive, a Deloitte fez um estudo para entender as maiores dificuldades dos CEOs atualmente: 72% deles apontaram que performar equipes de alta performance é, de fato, o ponto mais crítico.

4. Avançar no processo de feedback contínuo

Diante das mudanças organizacionais, o gestor de RH precisa avançar nas práticas de feedback, substituindo processos rígidos e burocráticos por um retorno mais rápido, frequente, efetivo e que gere resultados no comportamento do colaborador.

Em outras palavras, é preciso criar uma cultura de feedback, identificando problemas e dando a chance de o funcionário expressar sua opinião. Dessa maneira, ele poderá dar ideias valiosas e se sentirá mais confiante e confortável para crescer com a equipe.

5. Reter talentos e diminuir o turnover

Percebe os esforços que a gestão de RH precisa fazer para aprimorar a gestão de talentos? Pois é, de nada adianta se esforçar se existir um gap na retenção dos colaboradores, pois isso pode fazer com que se perca todo o tempo investido na preparação desses profissionais.

Por isso, mapear os fatores que levam à permanência ou à saída dos funcionários também é outro desafio. É preciso encontrar formas de criar um clima organizacional satisfatório, contornar os problemas e estimular o engajamento dos funcionários. 

Vimos como a gestão de talentos vem trazendo grandes desafios para o RH. Por isso, é preciso acompanhar tendências e investir em práticas efetivas para desenvolver os potenciais dos colaboradores e garantir boas condições de trabalho. Assim, você se antecipa às mudanças organizacionais, supera os obstáculos e prepara uma equipe de sucesso.

Agora que você entende a importância desse aperfeiçoamento contínuo, conheça os principais indicadores de desempenho de RH

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.