Matriz 9Box: como utilizá-la para analisar os colaboradores?

Quem trabalha na área de recursos humanos ou é gerente de uma empresa entende a importância das avaliações de desempenho. Com o acompanhamento contínuo, é possível administrar de forma segura as orientações profissionais, os alinhamentos de equipe e o desenvolvimento de líderes para promover o crescimento em conjunto na empresa.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo para orientar sobre a utilização da matriz 9box para acompanhamento do desempenho e do potencial dos colaboradores. Quer saber mais? Confira!

O que é matriz 9box?

A matriz 9box, também chamada de avaliação de desempenho nine box, é usada para traçar informações sobre a performance dos funcionários. Tudo é feito com base em competências, identificando relatórios de desempenho, cumprimento de metas e acompanhamento do potencial.

Dessa forma, é uma ferramenta que auxilia nas questões que envolvem tomadas de decisão futuras, como:

  • reconhecer e formar lideranças;
  • admitir ou demitir colaboradores;
  • promover funcionários;
  • atrair e reter talentos.

Para uma melhor organização, a matriz 9Box é baseada em um trabalho com “nove caixas”, isto é, uma estrutura composta por nove tópicos que mapeiam talentos e trazem, de maneira organizada, relatórios que auxiliam no futuro da empresa.

Como utilizá-la?

A matrix 9Box, de maneira visual, trabalha com dois índices:

  • desempenho: baixo/muito baixo, médio e alto/muito alto;
  • potencial: baixo, médio e alto.

O índice de “desempenho” avalia o cumprimento de metas e a performance do funcionário no decorrer do ano. Já o “potencial” avalia a capacidade do funcionário ao desempenhar suas tarefas, como comprometimento, nível de complexidade, engajamento e determinação para assumir novas competências.

Cabe destacar que essas qualificações não classificam o profissional como alguém sem potencial ou sem desempenho. Elas indicam se algumas competências foram desenvolvidas e quais precisam ser trabalhadas, por meio de treinamento e investimento em novas práticas de preparação.

Ao cruzar as informações em uma espécie de gráfico, será possível obter os nomes dos colaboradores com maior desempenho e potencial, bem como aqueles que precisam de mais atenção e apoio em suas áreas.

Para os bem colocados, é possível investir na liderança ou acrescentar novas responsabilidades ao cargo. Para os que ainda não conseguiram desenvolver algumas competências, haverá a possibilidade de traçar planos com os líderes de equipe para que os colaboradores atinjam o nível desejado.

Dessa forma, será possível ter, durante as reuniões, uma matriz visual na qual os gestores e líderes discutirão a posição dos colaboradores, funções, benefícios e recolocações. Assim, as decisões terão um embasamento concreto. Se você ainda tem alguma dúvida, confira como fazer uma avaliação de desempenho.

Como a tecnologia pode ajudar?

A matriz 9Box funciona por meio de esquemas, por isso, alguns aplicativos que registram metas, planejamentos e ações funcionam como grandes auxiliares na construção dos relatórios e na organização dos gráficos.

Por meio de um banco de dados completo, o gestor poderá visualizar as metas do funcionário, os feedbacks fornecidos e os feedforwards traçados para objetivos futuros. A facilidade de fazer registros, de manusear e de preencher otimizam o tempo de toda a equipe, tornando esse processo mais rápido e justo.

Pensando nisso, a Smartleader, um aplicativo de gestão de performance, visa facilitar o trabalho do desenvolvimento organizacional. Essa ferramenta prática ajuda a criar uma cultura de alto desempenho nas empresas, pois funciona a partir de metas, avaliação de competências e tem um módulo de feedback que permite reconhecer os profissionais utilizando emblemas.

Toda essa inovação faz com que avaliações como a matriz 9Box sejam trabalhadas de forma ágil, direta e justa. Assim, características dos colaboradores, como postura, conhecimento, relacionamento interpessoal e habilidades relevantes, poderão ser observadas e assinaladas para construir uma cultura de alta performance.

Notou como as avaliações de desempenho podem ser detalhadas e otimizadas com o auxílio das ferramentas certas? Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.